Como chegar a nossa loja

Álbun de produtos de nossa loja. Venha conferir

Veja no catálogo abaixo o produto que você quer e nós trazemos sem frete. Fale conosco

Foi por você - Anjos de Resgate

Natividade de Nossa Senhora

Exaltação da Santa Cruz

Memória de NSa das Dores

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Santo do dia 28 de setembro

São Venceslau


O santo que nos ensina com sua opção pelo Reino de Deus e de vida constante na luta para a santidade, é o príncipe Venceslau. Sua história se entrelaça com a vida e fé da família real. Nasceu em 907. Seu pai, Vratislau, era duque da Boêmia.O pai e sua avó eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado pela avó (Ludmila), por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão educado pela mãe (Boleslau) tornou-se violento e ambicioso. Com a morte do pai e pouca idade do santo herdeiro, a mãe má intencionada assumiu o governo. Sendo assim tratou de expulsar os missionários católicos. O povo revoltado, juntamente com os nobres pressionaram o príncipe para assumir o governo e com o golpe de estado Venceslau assumiu em 925. Nos oito anos de reinado, Venceslau honrou a fama de "O príncipe santo". Logo que assumiu o trono, tratou de construir igrejas, mandou regressar os sacerdotes exilados, abriu as fronteiras aos missionários da Suábia e da Baviera. Venceslau governou com tanta justiça e brandura que com pouco tempo conquistou o coração do povo que o amava e por ele era concretamente amado: protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, dos órfãos e viúvas. Verdadeiro pai. Este homem que muito se preocupou com a evangelização do povo a fim de introduzir todos no "sistema de Deus", era de profunda vida espiritual mas, infelizmente, odiado pelo irmão Boleslau e pela mãe, que além de matar a piedosa sogra - educadora do santo -, concordou com a trama contra o filho. Quando nasceu o primogênito de Boleslau, São Venceslau foi convidado para um solene banquete onde foi pensando na reconciliação de sua família. Tendo saído para estar em oração, na capela real, foi apunhalado pelo irmão e pelos capangas dele. Antes de cair morto, São Venceslau pronunciou: "Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito". Isto ocorreu em 929.
É o padroeiro de Praga, da Republica Checa, da antiga Thecoslováquia , da Morávia, da Bohemia e dos fabricantes de vinho.
Na arte litúrgica da Igreja é mostrado com uma águia; ou 2) com um cajado; ou 3) colhendo uvas.

domingo, 27 de setembro de 2009

Santo do dia 27 de setembro

São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo fundador dos Lazaristas e das Irmãs de Caridade, é um dos grandes santos franceses. Nasceu em 1580 na França. Após estudar com os franciscanos em Dax, ele foi ordenado em 1600 e foi para a Universidade de Toulouse. Cinco anos mais tarde ele estava viajando de barco quando foi capturado por piratas e tomado como escravo. Após dois anos na escravidão ele escapou chegando a Roma e depois alcançou Paris. Ali ficou sob a influência do Cardeal Pierre de Berulle .Vicente se dedicou completamente a caridade e se distinguiu na paroquia de Clichy. Ele fundou confrarias de homens e mulheres que ajudavam os pobres e grande número de doentes. Essencial para os seus esforços era a doação feita pelos nobres que tornavam possível a fundação de hospitais e orfanatos. Em 1625 Vicente fundou a Confraria das Missões, chamada de Lazaristas ou Vicentinos, uma sociedade de padres com treinamento para pregar junto aos pobres. Em 1633 com Santa Luiza de Marilac (festa 28 de abril), fundou a Ordem das Irmãs de Caridade, a primeira congregação de freiras que podia cuidar de pobres e doentes fora do convento. Durante a sua vida, os Lazaristas aumentaram muito em número e espalharam-se pelo mundo inteiro. Em 1643 Vicente foi nomeado para o conselho do "Consciente da Rainha Ana da Áustria", regente do Rei Luiz XIV e foi responsável para organizar uma trégua durante a guerra de Fronde que varreu a França de 1648 a 1653. Após longos anos de serviços aos pobres Vicente ficou sendo a consciência do reino, mas ele tinha a oposição dos ricos, que facilmente se esqueciam dos pobres. Morreu em Paris em 27 de setembro de 1660 e foi canonizado pelo papa Clemente VII em 1737.
Não existe um homem com mais facetas que Vicente de Paulo. Ele é tido por quase todos com o organizador da caridade, que embora exercida por vários, era usualmente mal organizada e falha para gerar um resultado satisfatório. Ele revolucionou os hospitais da França. Embora pouco tempo antes, São Camilo de Lellis havia fundado uma Ordem de Enfermeiros masculinos na Itália, este era um trabalho que poderia ser mais bem feito por mulheres. E foi Vicente que colocou os hospitais com uma base sistematizada, iniciou o tratamento humano dos lunáticos e ainda foi ele quem descobriu que os menos afortunados eram confinados em São Lazaro. Ele ainda tomou conta do problema da mendicância, tomou conta da prisão de Salpetriere onde cuidava dos escravos das galerias. Durante a Guerra dos Trinta Anos e os distúrbios de Fronde ele enviou as Irmãs de Caridade para agirem como enfermeiras nas forças armadas ( hoje um efetivo comum em quase todos os paises). Na verdade São Vicente atuou ou influenciou quase todas as atividades de caridade.
No Brasil existem varias Confrarias Vicentinas que tem o nome de Sociedade São Vicente de Paulo ( SSVP) e em geral ajudam muito os pobres, velhos e crianças da sua cidade. Estas Confrarias foram fundadas pelo Beato Antonio Frederido Ozanam em Paris, em 1833, inspirado em São Vicente de Paulo. Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1997, festa celebrada no dia 9 de setembro.Os Vicentinos tem mais de 55.000 membros só na America e mais de 1.500.000 ao redor do mundo, em 130 paises. A maior confraria seria a de New Orleans com 800 membros.
O corpo de São Vicente de Paulo está atualmente exposto à visitação pública na Capela de São Vicente de Paulo, na Rua de Sèvres, Métro Vaneau, em Paris.

sábado, 26 de setembro de 2009

Santo do dia 26 de setembro


São Cosme e Damião

Cosme e Damiao foram dois irmãos e médicos, martirizados,eram chamados de Anaryroi ou seja "os sem dinheiro" por causa dos seus serviços de caridade. Ele estudaram medicina na Síria e ficaram famosos pelas sua habilidades, as quais eles usavam para curar pessoas sem cobrar nenhuma taxa ou consulta. Algumas das suas curas são tidas como milagrosas. Durante a perseguição aos cristãos, os irmãos foram presos e levados a frente de Lysias, governador de Cilicia em Cyrrhus ( atual Turquia). Eles foram torturados e por fim decapitados. Diz a tradição que eles, milagrosamente não sentiam as torturas com fogo, água, óleo fervendo, ou a roda por isso foram finalmente decapitados.
As relíquias de Cosme e Damião, mais tarde foram levadas para Roma. Na Idade Média muitas lendas sempre os envolveram. Na arte litúrgica da igreja eles são mostrados como médicos, segurando instrumentos cirúrgicos. Eles são os patronos dos médicos, junto com São Lucas, e padroeiros de Florença, dos químicos e farmacêuticos. Alguns escolares afirmam eles eram gêmeos e com isso eles são considerados também padroeiros dos gêmeos. São muito venerados na Grécia, Rússia e na Igreja Ortodoxa.
A sua festa é celebrada no dia 26 de setembro.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Santo do dia 25 de setembro


São Alberto de Jerusalém

Ele foi o patriarca de Jerusalém e patrono da ordem dos Carmelitas. Ele era uma figura impar na sua época, quando a Santa Sé sofria a oposição do Imperador Frederico I Barbarossa (1150-1190). Servindo como mediador da disputa entre o Papa Clemente III (1187-1192) e o imperador, Alberto foi alçado ao titulo de príncipe imperial, um sinal de estima e admiração do Imperador. Alberto nasceu em Parma, Itália em 1149, provavelmente de uma família nobre. Ele foi ordenado na Abadia da Santa cruz em Mortoba. Em 1184 ele foi nomeado Bispo de Bibio, Itália e logo nomeado para a Sé de Vercelli, onde ele serviu de mediador entre o Papa e o Imperador.In 1205, Alberto foi nomeado Patriarca de Jerusalém, um posto criado em 1099 quando Jerusalém tornou-se um reino Latino controlado pelos cruzados cristãos. Jerusalém entretanto, não ficou muito tempo nas mãos dos cristãos e os Sarracenos recapturaram a cidade em 1.187. Os cristãos precisavam de um patriarca, mas o posto significava apenas perseguições e risco de terríveis martírios nas mãos dos Muçulmanos. Não obstante, São Alberto aceitou o cargo e provou mais uma vez ser não só um diplomata, mas um vencedor. Por causa da presença dos muçulmanos em Jerusalém ele fixou residência em Acre, um porto ao norte. Ali ele marcou sua presença e seu lugar na história religiosa. Ao lado da baia de Acre, existia uma montanha chamada Monte Carmel. Naquele tempo um grupo de eremitas vivia no Monte Carmel em cavernas separadas (pequenas tendas). Alberto se aproximou de São Brocard que era o Superior do grupo de eremitas tornou-se amigo deles. Em 1209, admirados da competência e santidade de Alberto, os eremitas pediram a ele que fizesse, para eles, um conjunto de regras de como viver, mas Alberto fez mais. Fez um conjunto de regras para fundar e constituir a Ordem dos Carmelitas. Alberto começou regulamentando a vida monástica incluindo severos jejuns, perpétua abstinência de carne, silencio e reclusão. Mais tarde em 1254, o Papa Inocencio IV considerou a Regra muito rigorosa e a amenizou. Alberto foi o mediador de disputas entre vários grupos palestinos e conduziu os negócios da Igreja na Palestina. Ele foi chamado para atender ao Consilho Geral de Lateran em 1215, mas foi assassinado antes de deixar a Palestina. Um louco que havia saído de um hospital local, o esfaqueou durante a procissão da festa da "Exaltação da Santa Cruz" .

Santo do dia 24 de setembro

São Geraldo de Sagredo

Nasceu no 11°século em Veneza, Itália.
A história de São Geraldo é, no mínimo, comovente visto que este santo soube usar as palavras quando necessárias. Homem de extrema coragem, poder de oratória e dedicação total a Deus e às suas palavras, São Geraldo é um exemplo entre os tantos santos de sua época.
Bispo de Chonal, São Geraldo nasceu em Vêneza, na Itália. Foi educador de Santo Emerico, filho de Santo Estêvão, Rei da Hungria.
Em seu bispado, dedicou-se intensamente à renovação litúrgica, procurando tornar os cultos mais festivos e agradáveis.
Um de seus surpreendentes dons era a profecia e além de realizá-la como ninguém, também era dotado de grande coragem. Um dia, por exemplo, mostrando extrema coragem e dedicação, recusou-se a coroar o Rei Avon que, para subir ao trono da Hungria, havia derramado muito sangue de pessoas inocentes. Contam que ao chegar na Igreja de Chorial para ser coroado, o pretendente ao trono foi recebido por São Geraldo. Este levantou-se e começou a gritar:
"A Quaresma foi instituída para conceder o perdão aos pecadores e recompensa aos justos. Tu a profanaste com assassinatos e, privando-me de meus filhos, privaste-me do nome de Pai. É por isso que hoje não mereces perdão; como estou disposto a morrer por Jesus Cristo, dir-te-ei o que vai acontecer-te. No terceiro ano de teu reinado a espada vingadora se levantará contra ti e perderás, com a vida, o reino que obtiveste pela fraude e pela violência.”
Mais tarde, as palavras de profecia de São Geraldo se confirmariam. Em 1047, estourou a invasão dos mouros e o rei foi assassinado.
Bem mais tarde São Geraldo foi preso e martirizado na revolução pagã que se seguiu a morte de São Estevão em 1046. Foi morto com uma lança em 1046 e seu corpo atirado no Rio Danubio.
Alguns seguidores retiraram o corpo do Rio e suas relíquias estão na Catedral de Budapeste, Hungria .
Ele é o padroeiro da Hungria

ACESSO Nº 1.000

É com grande satisfação que comemoramos nosso acesso de nº 1.000. Agradecemos ao nosso(a) colega do Rio de janeiro que nos permitiu chegar a esse numero e a todos desde nosso primeiro acesso. Obrigado e esperamos continuar colaborando com a divulgação de nossa religião.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Santo do dia 23 de setembro

São Padre Pio

Ele nasceu em 25 de maio de 1887 em Pietrelcina ,Itália e foi batizado com o nome de Francesco. Com a idade de 16 anos ele entrou para o noviciado dos Frades Capuchinhos onde recebeu o hábito dos franciscanos e o nome de Padre Pio. Em 1918 ele recebeu, como sinal de sua grande devoção, a Estigmata (a impressão das feridas de Cristo ou estigmas) nas mãos, pés e no lado ( este último bem mais raro). Ele carregou esta dádiva de amor de Cristo por 50 anos. Foi o único padre na história da Igreja a receber os Estigmas.
Para o servo de Deus fé é sua vida; ele fez tudo à luz de sua fé. Ele dizia, "Nos livros nós procuramos Deus; nas preces nós O encontramos. A prece é a chave que abre o coração de Deus".
A fé o levou a aceitar os misteriosos desígnios de Deus.
A sua devoção a Virgem Maria era absoluta. Algumas frases dele:
"Quando alguém reconhece a importância da Abençoada Virgem e Sua Imaculada Conceição , é o primeiro passo para o caminho da Salvação". "Ame a Virgem Maria e reze o Rosário, porque o Rosário é a arma contra os demônios do mundo de hoje".
"Todas as graças dadas por Deus passam pela Abençoada Virgem".
Os estigmas desapareceram no momento de seu morte.
As pessoas ainda são curadas pela intercessão de Padre Pio e por meios que não são explicados pela medicina ou pela ciência: um desses eventos milagrosos foi curar um jovem italiano de meningite. Durante o coma Padre Pio apareceu para ele em um sonho e imediatamente o jovem estava curado.
Foi canonizado pelo Papa João Paulo II .
Seu corpo foi mostrado recentemente, incorrupto, 40 anos após sua morte.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Santo do dia 22 de setembro

São Maurício Belvisoti
Nasceu no ano de 1686 em Piedmont, Itália como Maurice Belvisotti, ordenado padre em 1710 na diocese de Vercelli. Foi pároco por 6 anos. A ele foi oferecida uma posição com autoridade na Diocese mas declinou. Em maio de 1716 começou como noviço no monastério dos Capuchinhos em Turin e ficou 54 anos a serviço da Ordem. Sob a direção de um noviço com a metade de sua idade Mauricio serviu com humildade. Em 1717 foi indicado para o convento de Saluzzo e serviu como sacristão. Noviço mestre em Chieri de 1731 a 1744 . Um problema nos olhos fez com que ele abandonasse o cargo por dois anos.
Quando recuperou a saúde foi indicado capelão do exército do Rei de Piedmont que lutava contra as forças invasoras Franco-espanholas. Ele foi notável no seu trabalho no campo de batalha como ministro e acabou sendo ferido. Após o fim da guerra voltou para o monastério dos Capuchinhos onde serviu como confessor e instrutor religioso e passava grande parte do seu tempo visitando os doentes e pobres em Turin, pregando e dando sacramento aos milhares de devotos que vinham ouvir seus sermões e receber sua benção.
Seus contemporâneos diziam que ele era um notável e vibrante pregador.
Diz a tradição que alguns doentes eram curados apenas pela sua benção. Faleceu no dia 22 de setembro de 1770 em Turin e logo o seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Em 17 de abril de 1966 foi beatificado pelo Papa Paulo VI e no dia 2 de dezembro de 2001 outro milagre atribuído a intercessão de São Mauricio foi devidamente comprovado, e no dia 19 de maio de 2002 foi canonizado pelo Papa João Paulo II .

Santo dia 21 de setembro

Santa Efigênia

Ifigênia e Efrônio eram filhos de Égipo e Eufenisa, Reis da Noba, um dos pequenos reinos da antiga Etiópia. O nome Ifigênia significa em grego "Nascida Forte". Os Carmelitas dizem-se descendentes dos Israelitas que viviam em comunidade no Monte Carmelo. Desde o tempo do Profeta Elias. Quando aceitaram o Evangelho acompanhavam os Apóstolos, incentivando os primeiros cristãos a viver como eles. Eis porque Santa Ifigênia veste hábito carmelita em suas representações.
Ifigênia aderiu a fé assim que São Mateus começou a pregar em Noba. Nessa época surgiu uma terrível peste e os sacerdotes da antiga religião convenceram o rei a sacrificar a princesa, para aplacar a ira dos deuses e salvas o povo da peste. Ifigênia foi, então, atada sobre a fogueira. Logo que o fogo foi aceso, clamou pelo nome de Jesus. Apareceu-lhe um anjo que a salvou das chamas e a levou ao palácio real, junto a sua mãe.
Neste mesmo dia, o príncipe Efrônio, seu irmão adoeceu gravemente. E, apesar dos esforços dos sacerdotes Magos, veio a falecer. O imperador Égipo permitiu que São Mateus viesse visitar o seu filho. São Mateus chamado por Ifigênia, impôs suas mãos sobre Efrônio restituiu-lhe a vida curando-o da peste mortal, e em seguida evangelizou e batizou toda a família. Então o imperador permitiu que o Evangelho fosse pregado na Etiópia. A virtuosa Ifigênia tornou-se colaboradora do Apóstolo, decidindo consagrar sua virgindade a Deus. Mais tarde foi morar com outras jovens em uma casa construída pelo pai.
Essa comunidade chegou a possuir 200 religiosas, lideradas por Ifigênia. Falecendo Égipo, seu Hirtaco prendeu Efrônio, usurpando o trono. Começou, assim, a perseguir todos os cristãos e exigiu que a sobrinha dissolvesse a comunidade e se casasse com ele. Defendeu-a São Mateus, e por isso foi morto a mando do tirano.
Vendo que Ifigênia ainda resistia ao seu desejo, o indigno rei pôs fogo em sua casa. Quando as chamas cercavam toda a casa, Ifigênia e as companheiras invocaram o nome de Jesus. Na mesma hora o fogo se apagou e o palácio real começou a arder, destruindo tudo.
Diante de mais esse sinal da Providência Divina, o povo revoltou-se contra Hirtaco, quem fugiu. Em seguida, libertou Efrônio, o legítimo herdeiro, fazendo-o assumir o poder. Teve início, então, um governo orientado e estruturado nos princípios evangélicos da Justiça e do Direito. O Rei contava com os sábios conselhos da veneranda irmã.
Ifigênia morreu bem idosa, vendo o Evangelho espalhar-se pelos reinos vizinhos. Perto de Noba havia um reino chamado Abissínia. Seu rei era Elesbão, que também se converteu a fé Cristã.
O duplo triunfo sobre a voracidade das chamas fez de Santa Ifigênia ADVOGADA CONTRA INCÊNDIOS E PROTETORA DA MORADIA. Sendo muito ligada a São Mateus, a quem deve sua conversão, Santa Ifigênia tem a sua festa celebrada aos 22 de Setembro, um dia depois da festa de São Mateus. Esta devoção começou entre os Carmelitas de Cádiz, na Andaluzia. Dessa região espanhola passou a Portugal e de lá ao Brasil. Por ser africana, Santa Ifigênia logo despertou a atenção e o amor do sofrido povo negro, que começou a receber abundantes graças, por sua poderosa intercessão.

Santo do dia 20 de setembro

Santo André Kim

Nasceu na Coréia e era de família nobre. Seus pais se converteram e seu pai foi um mártir. Com a idade de 15 anos ele viajou por 1800 km para o Seminário de Macao (na época Província Ultramarina Portuguesa na costa chinesa).
Ele se tornou o primeiro padre nativo coreano e o primeiro padre a morrer pela sua fé na Coréia.
É o líder dos mártires da Coréia.
Torturado, martirizado e depois degolado em 1846 em Seul, Coréia.
Beatificado em 1925 e canonizado em 6 de maio de 1984 pelo Papa João Paulo II .
É padroeiro do clero coreano.

Santo do dia 19 de setembro

São Januário

Foi bispo e mártir e em alguns locais é chamado de Gennaro, é muito popular devido a que o seu sangue se liqüefaz sempre na data de sua festa, 19 de setembro. Jenaro era bispo de Benevento, Itália e foi decapitado supostamente com Festus seu diácono, Desiderius, um conferencista e Sócius e Próculus, ambos diáconos e dois leigos Eutychese Acutius. Eles foram presos quando visitavam Sossus, um cristão e prisioneiro em Poszzuoli. São Jenaro foi martirizado para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos, como não cedeu, foi atirado as feras famintas, mas estas deitaram-se a seus pés. O procônsul encarregado do martírio furioso mandou que o decapitassem em 304DC. Nenhuma explicação jamais foi dada para o fato de seu sangue guardado em Nápoles se liqüefaça todos os anos no dia de sua festa, um evento que acontece já por várias centenas de anos e celebrado pelos seus devotos. Ele é venerado em Nápoles, cidade de seu nascimento.
É padroeiro de Nápoles, dos bancos de sangue e protetor dos doadores de sangue e invocado durante as erupções vulcânicas.

Santo do dia 18 de setembro


São José de Cupertino

Ele nasceu em 17 de junho de 1603 como José Desa, em Cupertino, Diocese de Nardo, perto de Nápoles, Itália . Após varias tentativas de entrar na vida religiosa (ele era considerado ignorante e sem cultura), o "irmão burro", como as vezes era chamado, foi aceito no Convento Franciscano em Grotela onde foi ordenado em 1628.
Sua vida tornou-se uma série de visões, as quais aconteciam em qualquer local e a qualquer hora pelo som do sino de uma igreja ou pelo som de uma musica sacra ou simples menção do nome de Deus ou da Virgem Maria ou ainda a menção de eventos da vida de Cristo como a Sagrada Paixão ou a visão de uma pintura sacra. Gritos, beliscões, queimaduras, agulhadas, nada o trazia de volta de seus transes; mas ele voltada na hora com a ordem do seu superior. Ele por varias vezes levitada e flutuava como um pássaro ( daí ele ser o padroeiro dos aviadores e passageiros de aviões). Mesmo no século 17 já havia interesse no incomum e os extasies de José em público provocaram admiração em uns e constrangimento em outros. Por 35 anos não foi permitido a ele participar do coro, do refeitório comum, e rezar missa na igreja. Para prevenir que ele fizesse um espetáculo em público, ele recebeu ordens de ficar em seu quarto com uma capela privativa. O Papa Urbano VIII encontrou-se com ele em Grotela e ele ao ver a imagem de Nossa Senhora entrou em transe. O papa que falava aramaico fez perguntas complicadas e o mesmo respondeu na mesma língua, com grande sabedoria e naturalidade. Depois deste episódio, ele passou a ser muito respeitado e por várias vezes foi consultado pelos exegetas da Igreja sobre questões muito controvertidas e o " irmão burro" respondia a todas como se fosse um luminar na matéria. Dizia com simplicidade que em algumas de suas visões as vezes ficava conversando com alguns apóstolos e as vezes com Jesus e a Virgem Maria. De alguns extasies ele não se lembrava de nada, mas de outras visões ele tinha perfeita lembrança e as descrevia com detalhes que deixava a todos boquiabertos. Para evitar constrangimento para ele e para a Igreja, José foi enviado a uma casa Capuchina e depois para uma casa Franciscana e a outra Capuchina e assim por diante.
Mas, José permaneceu fiel ao seu espirito alegre e brincalhão sempre se submetendo Divina Providência. Fazia os 40 dias de jejum a cada ano na quaresma sempre com uma fé inabalável. Faleceu em18 de setembro de 1663 de uma severa febre e foi enterrado na igreja de Ossimo. Foi beatificado em 17 de junho de 1703 pelo Papa Benedito XIV e canonizado em 16 de julho de 1767 pelo Papa Clemente XIII.
É o padroeiro dos tripulantes e passageiros de aeronaves, astronautas e pilotos aviadores, pilotos de asa delta, ultra leves, etc.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Santo do dia 17 de setembro


São Roberto Belarmino



Nasceu em Montepulciano, Itália em 4 de outubro de 1542
Sua mãe Cinzia Cervini, era sobrinha do Papa Marcelus II e era muito dedicada a orações, meditações, jejum e penitencias. Roberto entrou para a Ordem dos Jesuítas em 1560 e após a ordenação foi ensinar em Louvian onde ficou famoso pelos seus sermões em Latin. Em 1576 ele foi nomeado para a controvertida cátedra de Teologia no Colégio Romano. Tornando-se reitor em 1592, ele tornou-se o Provincial de Nápoles em 1594 e Cardeal em 1598. Este notável escolástico devotou-se a servir a Deus e a defender a Santa Sé apostólica contra os anti clérigos de Veneza e contra dogmas políticos que o Rei James da Inglaterra queria impor. Ele compôs exaustivamente vários trabalhos contra os hereges do seu tempo com um raciocínio teológico irrepreensível e inabalável. No campo das relações Estado-Igreja ele tomou uma posição que hoje e tida como fundamentalmente democrática, e que a autoridade se original de Deus, mas confirmada pelo povo e investida pelo povo, o qual que teria que confirmar os seus governantes, posição muito avançada para a sua época.
São Belarmino era o conselheiro espiritual de São Luiz Gonzaga e ajudou a São Francisco de Sales a fundar a Ordem dos Salesianos e com prudência conseguiu impedir sanções severas a Galileu. Ele deixou importantíssimos trabalhos incluindo alguns de devoção e instrução religiosa. Ele faleceu em 1621 .

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Santo do dia 16 de setembro


São Cipriano de Cartago

Thascius Cecilianus Cyprianus, nasceu na África em torno do ano de 200. Um pagão, tornou-se um advogado, muito conhecido pela sua eloquência em defender seus pontos de vista nos tribunais. Ele foi convertido para o cristianismo por Caecilius, um velho sacerdote em 246 e tornou-se um renomado especialista em textos bíblicos. Em 248, Cipriano tornou-se bispo de Cartago, hoje moderna Tunísia, mas teve que fugir logo depois para escapar a perseguição que se seguiu aos cristãos. Cipriano conseguiu reunir um Concílio em Cartago em 251 e nele o seu grande trabalho chamado "De Catholicae Ecclesiase Unitate" foi lido.
Quando Cartago foi atingida pela praga em 252, Cipriano escreveu " De Mortalite" para consolar os cristãos naquele tempo de duros reveses. Pouco tempo depois, ele se opôs a política do batismo do Papa Esteves (254-257). Cipriano escreveu ao Papa sobre a necessidade de rebatizar os cristãos, entretanto um decreto imperial proibindo aos cristãos de se reunirem, iniciou uma perseguição pelo Imperador Valeriano (253-260). Cipriano foi preso e ordenado a participar das cerimonias religiosas pagãs oficias do Estado. Quando ele se recusou foi exilado em uma cidade a 75 km de Cartago. Em 258, Cipriano foi julgado por Calerius Máximo, um procônsul que ordenou que ele fosse decapitado no dia 14 de setembro. Os ‘Atos do Martírio" são detalhados. Ele foi pioneiro da literatura latino-cristã e teve um papel importante na Igreja Católica ocidental. Seus escritos apresentam um zelo pastoral muito lúcido e contem inteligentes decisões. Seus tratados incluem "De Catholicae Ecclesiase Unitate", sobre a natureza da unidade da Igreja , o "De Lapsis" sobre as condições que os cristãos poderiam retornar a Igreja e á fé, e "Ad Quirinam" uma compilação de textos bíblicos.
Uma de suas máximas era:
"Voce não pode ter Deus para seu pai, se não tem a Igreja como sua mãe".
São Cipriano tem seu nome incluído na primeira oração Eucarística.

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um bispo segurando uma palma e uma espada.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Santo do dia 15 de setembro

Santa Catarina de Genova

Nasceu em 1447 em Genova, Itália. Embora ela desejasse uma vida religiosa foi obrigada a se casar com Juliano Adorno quando seu pai morreu. O estilo de vida de Juliano resultou em grande desgosto e no final eles ficaram reduzidos a miséria. Ela conseguiu converte-lo e ele se tornou um irmão da Ordem Terceira de São Francisco e concordou em viver com ela como irmãos e em estrita continência. Ela logo ficou famosa pelos seus trabalhos em hospitais e nos setores pobres da cidade. Em 1479 o casal foi trabalhar no hospital de Pammetone e Catarina se tornou diretora da instituição em 1490. Ela quase morreu na praga de 1493, mas se recuperou milagrosamente apesar da praga ter matado três quartos dos habitantes da cidade. Era mística e segundo a tradição curava apenas com sua benção e orações. Dois anos mais tarde ela esta muito cansada, mas continuou seu trabalho no hospital. Naquele mesmo ano Dom Cattanneio Marabatto passou a seu o seu conselheiro espiritual .
Ela escreveu o famoso "Dialogo entre Alma e Corpo" e o "Tratado sobre o Purgatório" ambos reverenciados como notáveis livros sobre misticismo.
Ela veio a falecer em 14 de setembro de 1510 e logo seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Ela foi canonizada em 1737 pelo Papa Clemente XII.
É protetora das esposas com problemas, e casamentos com dificuldades.

Santo do dia 14 de setembro

Exaltação da Santa Cruz

Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso : "Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos " (I Cor 1,23) Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio. Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: "Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada".

Santo do dia 13 de setembro

São João Chrysóstomo
Nasceu em 347 na Antióquia. Ele estudou leis com o orador pagão Libasnius e teologia com Deodoro de Tarsus, diretor da respeitada Escola de Alexandria. Embora desejando ser um monge, no início, não pode entrar para a vida monástica por que sua mãe Anthusa tinha um condição física péssima e ele mesmo não tinha boa saúde, um pouco devido a vida ascética que levou como eremita de 373 a 381.
Foi um diácono em 381 e foi ordenado em 386 pelo Bispo Flavian da Antióquia. Sua magnifica oratória fez com que ganhasse o apelido de Chrysostom ("boca de ouro ") e obteve a reputação de ser o maior orador de sua época.
Seu sermões iam do evangelho até a conversão pessoal e a reforma moral da sociedade. Ele fez 88 sermões apenas sobre o Evangelho de São João. Oferecido a Sé de Constantinopla ele declinou e depois aceitou e foi sagrado Arcebispo de Constantinopla em 389. Em pouco tempo estava arrependido, pois a corte imperial Bizantina estava impregnada com intrigas e a aristocracia não queria suas reformas e a Imperadora Eudóxia considerava muitos dos seus sermões como um ataque pessoal ao seu governo. Havia ainda para inquietar mais a corte, a enorme popularidade de São João com o povo. Em 403 os esquemas contra João culminaram com a sua condenação no Sínodo de Oak no qual João foi deposto de seu posto. No ano seguinte João conseguiu sua reconciliação com a corte, mas em junho de 404 ele foi exilado novamente. Enviado para Isauria nas Montanhas de Taurus, uma parte remota da Ásia Menor (hoje Turquia) João enviou cartas implorando a ajuda do seus amigos na Igreja. O Papa Inocêncio I (401-407) tentou sucessivamente a sua libertação. Como João sobreviveu como preso, mais do que se esperava, ele foi transferido para Pontus e forçado a uma longa jornada sob um terrível temporal. Ele morreu em 14 de setembro de 407. João é honrado como o Doutor da Eucaristia pelos seus eloqüentes escritos sobre a Real Presença de Cristo Na Eucaristia. Diz a tradição que ele teria testemunhado a Real Presença de Cristo na Eucaristia. De fato, é relatado que ele e toda a congregação que estava dentro da Igreja, certo dia, tiveram o privilégio de ver a forma do Corpo de Jesus em uma de suas consagrações.
Ele revisou a Liturgia grega e foi indicado Pai da Igreja Grega e proclamado Doutor da Igreja em 451.
Padroeiro de Constantinopla, Istambul, dos oradores e pregadores e dos fonoaudiólogos e outros que trabalham com os problemas da fala.

Santo do dia 12 de setembro

São Nilo

Nilo, chamado o Jovem, fazia parte de uma nobre família de origem grega, por isso foi considerado o último elo entre a cultura grega e a latina. Era casado e funcionário do governo de Constantinopla, com o nascimento de uma filha, acabou viúvo e depois descobriu sua vocação à vida monástica, segundo a Regra de São Basílio. Após várias mudanças acabou se fixando em Monte Cassino, perto da famosa abadia beneditina. Seu testemunho atraiu a muitos, tendo assim a felicidade de fundar vários mosteiros no Sul da Itália, com o cotidiano pautado pelo trabalho e oração. No trabalho, além da agricultura, transcrevia manuscritos antigos, introduziu um sistema taquigráfico (ítalo-grego) e compôs hinos sacros. São Nilo realizou várias romarias aos túmulos dos santos Pedro e Paulo, aproveitando para enriquecer as bibliotecas de Roma, até que a pedido de Gregório, Nilo fundou um mosteiro em Grottaferrata, perto de Roma. Este pacificador da política e guerras da época, teve grande importância para a história da Igreja, e na consolidação da vida monástica. Morreu com noventa e cinco anos de idade, no dia 25 de setembro de 1005.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Santo do dia 11 de setembro

São João Gabriel Perboyre
Nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty (França), numa família de agricultores, numerosa e profundamente cristã. Era o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai. Mas o menino era muito piedoso, demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Assim, aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote. Ingressou na Congregação da missão fundada por São Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes desta Ordem. João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos seminários vicentinos. Porém seu desejo era ser um missionário na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, Padre Clet fora martirizado. Em 1832, seu irmão, Padre Luís foi designado para lá. Mas ele morreu em pleno mar, antes de chegar nas Missões na China. Foi assim que João Gabriel pediu para substituí-lo. Foi atendido e, três anos depois, em 1835, chegou em Macau, deixando assim registrado: "Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe". Na Missão, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé. Entretanto foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840. Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo Papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja.

Santo do dia 10 de setembro

São Nicolau de Tolentino
Nascido na Itália em 1245 dentro de uma família muito religiosa. Seus pais, não podendo ter filhos e para conseguir do Céu a graça de que lhes chegasse algum herdeiro, fizeram uma peregrinação ao Santuário de São Nicolau de Mira na cidade de Bari. No ano seguinte, nasceu este menino e em agradecimento ao santo que lhes tinha conseguido o presente do Céu, puseram-lhe por nome Nicolau. Com vinte anos, Nicolau ficou impressionado com a pregação de um monge eremita agostiniano. A partir disso, acolheu o desafio da vida monástica como eremita. Ordenado sacerdote em 1270, foi visitar um convento de sua comunidade e lhe pareceu muito formoso e muito confortável e dispôs pedir que o deixassem ali, mas ao chegar à capela ouviu uma voz que lhe dizia: "A Tolentino, a Tolentino, ali perseverará". Comunicou esta notícia a seus superiores, e a essa cidade o mandaram. Ao chegar a Tolentino se deu conta de que a cidade estava arruinada moralmente por uma espécie de guerra civil entre dois partidos políticos, o guelfos e os gibelinos, que se odiavam até a morte. E se propôs dedicar-se a pregar como recomenda São Paulo: "Oportuna e inoportunamente". E aos que não iam ao templo, pregava-lhes nas ruas. São Nicolau percorria os bairros mais pobres da cidade consolando aos aflitos, levando os sacramentos aos moribundos, tratando de converter os pecadores, e levando a paz aos lares desunidos. Passava horas e horas no confessionário, absolvendo aos que se arrependiam ao escutar seus sermões. São Nicolau de Tolentino viu em um sonho que um grande número de almas do Purgatório lhe suplicavam que oferecesse orações e missas por elas. Desde então dedicou-se a oferecer muitas Santas Missas pelo descanso das benditas almas. Morreu em 10 de setembro de 1305, e quarenta anos depois de sua morte foi encontrado seu corpo incorrupto.
Ele é o Padroeiro da almas santas e das almas no Purgatório, marinheiros, barqueiros e homens que trabalham em estaleiros navais .
Foi canonizado em 4 de junho de 1446 (no dia de Pentecostes) pelo Papa Eugênio IV e mais de 300 dos seus milagres foram reconhecidos pela Congregação encarregada de sua canonização.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado: 1)dando pão a uma pessoa doente,ou 2)segurando uma bandeja com pães; ou 3) segurando um lírio; ou 4)segurando um crucifixo rodeado de lírios; ou 5)com uma estrela sobre ele.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Santo do dia 09 de setembro

São Pedro Claver

Nasceu em Verdu, perto de Barcelona em 1580. Estudou na Universidade de Barcelona e após formar-se, entrou para a Companhia de Jesus em Tarrafona em 1602. Enviado para estudar em Majorca lá conheceu e foi influenciado por Santo Afonso Rodrigues que o convenceu a embarcar com os missionários para trabalhar nas colônias espanholas do Novo Mundo. Ao chegar em Cartagena, hoje Colômbia ele encontrou grande número de escravos da África Ocidental que tinham sido trazidos para as Américas para trabalharem nas colônias espanholas. Seu trabalho era tão desumano e as condições da escravatura tão terríveis que Pedro prometeu "ser para sempre o escravo dos negros." Ele ficou os anos que se seguiram trabalhando pelo bem dos escravos e sofreu as mais variadas humilhações e resistência dos oficiais locais e dos membros da sociedade colonial espanhola. Regularmente ele ia para os navios superlotados com escravos, com das mais variadas doenças para levar comida e tratar dos doentes. Ele também defendia os seus direitos como seres humanos. É estimado que ele tenha batizado cerca de 300.000 africanos.
Ele faleceu em 9 de setembro de 1654. Beatificado pelo Papa Pio IX em 1850 foi canonizado em 15 de fevereiro de 1888 pelo Papa Leão XIII e em 1896 ele foi indicado como o padroeiro das missões católicas entre os negros, e da Colombia.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Santo do dia 08 de setembro

Natividade de Nossa Senhora

Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo. Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus. De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Santo do dia 07 de setembro


Santa Regina

De acordo com a tradição ela era filha de Clement Alise e um pagão de Burgundy, França e após a morte de sua mãe, foi criada como uma cristã. Quando o pai ficou sabendo de sua cristandade expulsou-a de casa e ela foi forçada viver com a mulher que a criava e foi trabalhar como pastora de ovelhas. Diz ainda a tradição que ela era muito bonita e o prefeito local, um pagão chamado Olybrius enamorou-se dela e desejou sua mão em casamento, mas ela recusou. Ele mandou prendê-la e torturá-la por ser cristã, para que ela renegasse a sua fé. Como ele tinha que viajar, mandou acorrentá-la com um anel de ferro na cintura preso ás paredes da cela.
Ao retornar ele tentou de novo persuadi-la a tornar-se sua esposa. Novamente rejeitado, mandou que ela fosse açoitada deitada sobre um cavalo de madeira, que arrancassem suas unhas e sua pele esticada por ganchos de ferro. Regina recuperou-se dos seus ferimentos, como por milagre logo após voltar a sua cela. Uma noite na prisão ela teve uma visão da cruz e uma voz disse a ela que seria libertada em breve. No dia seguinte Olybrius começou o processo novamente desta vez usando tochas no seu corpo, crucificando-a e finalmente como ela não cedeu, furioso mandou decapitá-la. Muitas testemunhas teriam sido convertidas no final do seu martírio porque uma pomba branca havia pousado em sua cabeça pouco antes dela ser decapitada.
Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada como uma virgem presa a uma cruz e com tochas sendo aplicada nos seus lados, ou 2) com uma pomba circulando acima de sua cabeça, ou 3) na prisão com um pomba e uma cruz brilhante, ou 4) com um cordeiro junto dela, ou 5) açoitada com barras de ferro .
Ela é muito venerada em Autun, França e no sul da Alemanha.

Santo do dia 06 de setembro

São Eleuterius de Spoleto

Santo Eleutério (nome de origem grega que significa "livre"), é-nos conhecido pelos Diálogos de S. Gregório Magno. Eleutério viveu no Séc. VII, religioso, era abade do mosteiro de S. Marcos Evangelista junto aos muros de Espoleto, lugar onde viveu também S. Gregório Magno que, antes de tornar-se Papa, tinha a Santo Eleutério na condição de "Pai venerável".Viveu em Roma muito tempo. Lá morreu também. Os seus discípulos contavam que ele, com a oração, tinha ressuscitado um morto. Era homem de enorme simplicidade e compunção. S. Gregório conta-nos o epísódio em que Santo Eleutério orou, juntamente com os outros irmãos do mosteiro, por uma criança que era atormentada pelo demônio. A criança foi liberta. Também o próprio S. Gregório narra em seus escritos as graças que alcançou para si, a partir da oração de intercessão de Santo Eleutério: "Mas eu pude experimentar pessoalmente a força da oração deste homem(...) Ouvindo a sua benção, o meu estômago recebeu tal força que esqueceu totalmente a alimentação e a doença. Fiquei pasmado: como tinha estado! Como estava agora!"

Santo do dia 05 de setembro

São Justiniano
Também conhecido como Laurêncio Giustiniani.
Nasceu em Venesa, Itália em 1º de julho de 1381.
Aos 19 anos ele teve uma visão de seu tio Marino Querino, um agostiniano de San Giorgio na ilha de Alga a 2 kms de Venesa. Don Querino recomendou a ele que tomasse as austeridades dos monges mesmo em casa, isto é, tentar um papel religioso, pondo de lado as honrarias, riquezas e os prazeres mundanos. Sua mãe tinha medo que estas austeridades prejudicassem a sua saúde e tentou arranjar um casamento para ele. Ouvindo o conselho de seu tio ele recusou os desejos de sua mãe e entrou para o monastério onde estava Querino. Como um jovem monge ele praticava as mais severas austeridades e ia à cidade com um saco sobre seus ombros pedir ajuda e comida para a comunidade. Em 1406 ele foi ordenado e indicado Prior de San Giorgio. Ele tinha um dom e notável habilidade em aconselhar os aflitos. As lágrimas que ele às vezes derramava ao orar durante a Missa afligiam aqueles que assistiam, mas ao mesmo tempo os despertavam para o profundo significado do sacrifício da Eucaristia e saiam da Missa com uma fé renovada.
Ele era o general da congregação e desde o tempo de sua entrada havia modificado alguns costumes. Ele escreveu uma nova constituição de tal modo que é considerado o segundo fundador. Ele também pregava e ensinava teologia.
Em 1433 o Papa Eugenio IV forçou Justiniano a aceitar a Sé de Castello a qual incluía Venesa. Ele não conseguiu persuadir o Papa a mudar de idéia e acabou aceitando ser o Bispo. Ele foi sagrado em sua Catedral em uma cerimônia tão simples que nem mesmo seus amigos mais chegados ficaram sabendo. Ele era impaciente com as tarefas administrativas de sua diocese e delegava estas tarefas para outros para ficar livre para pregar ao seu rebanho. Em 1451 O Papa Nicolau suprimiu a Sé de Castello e transferiu o titulo patriarcal de Grado para Veneza, com Justiniano como Arcebispo.
O Senado da República Veneziana não gostou desta mudança porque isto diminuiria as suas prerrogativas e começou a debater com Justiniano sobre problemas de jurisdição. Justiniano pediu uma audiência no Senado e declarou seu desejo de renunciar se sua dignidade não fosse respeitada. Seu discurso foi tão forte que afetou todo a Senado, que aceitou imediatamente todos os termos do Decreto Papal e ele foi aprovado por toda a assembléia. Assim Justiniano aceitou seu novo posto e sua reputação de bondade e caridade aumentou ainda mais.
Os escritos de São Justiniano sobre contemplação mística especialmente os “Os degraus da Perfeição” são sublimes em sua simplicidade. Eles são práticos, não especulativos e são destinado a assistir ao clero.
Algum tempo depois contraiu uma febre forte e quando estava para morrer tentaram dar a ele um colchão de penas e ele recusou dizendo “Meu Salvador não morreu em uma cama macia e sim na dura madeira da Cruz “. Ele ficou nervoso e só acalmou quando o deitaram no chão coberto de palha. Ele não fez testamento pois não possuía nada. Ele recebeu os últimos sacramentos e muitos da cidade vieram receber a sua benção. Ele insistiu que os pobres e pedintes fossem admitidos e deu a cada um deles sua benção e um pequeno conselho.
Faleceu em 8 de janeiro de 1456, e foi canonizado em 16 de outubro de 1690 pelo Papa Alexandre VIII. Sua consagração episcopal foi no dia 4 de setembro

Santo do dia 04 de setembro

Santa Rosária

Também conhecida como Rosália.
Nasceu em Palermo, filha de Sinibald “Lorde de Roses e Quinquina”, descendente de Carlos Magno. Desde sua infância Rosália foi chamada para dedicar sua vida a Jesus. Quando jovem ela mudou-se para uma caverna perto de sua casa e lá viveu o resto de sua vida. Na parede da caverna ela escreveu: “Eu, Rosália, filha de Sinibald, tomei a resolução de viver nesta caverna pelo amor ao meu Senhor Jesus". Rosária permaneceu assim, separada do mundo em orações e penitência e faleceu sozinha em 1160. Sua caverna foi derrubada por trabalhadores e lá ficou enterrada até 1625, quando uma praga assolou a cidade, e ela apareceu numa visão a um caçador perto da caverna. Suas relíquias foram levadas para Palermo numa parada pela rua principal. Três dias mais tarde a praga acabou e a intercessão de Rosária foi creditada em salvar a cidade e ela foi mais tarde proclamada sua padroeira.
Sua tumba passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Santo do dia 03 de setembro


São Gregório, o Magno

Gregório I, papa, Gregório o magno ou Gregório, o grande, nasceu em Roma. Filho de Gordiaus e de Santa Silvia, ele começou a sua promissora carreira como advogado e recebeu a indicação para prefeito da cidade e foi um bom administrador. Mas logo abandonou a vida de negócios e abraçou a vida religiosa, convertendo sua mansão na Colina de Caelian no monastério de Santo André, e fundando seis outros nas terras de sua família na Sicília. Entrou para um monastério beneditino e foi ordenado sacerdote pelo papa Pelagius II (579-590) e em 578 foi nomeado Núncio Apostólico. Em 579 ele representou o Papa em Constantinopla (hoje Istambul–Turquia) e ficou por lá até 586. Retornando a Roma, ele serviu como Abade do monastério de Santo André até 590 quando Pelagius II veio a falecer, e Gregório foi unanimente eleito seu sucessor, sendo consagrado em 3 de setembro de 590 a despeito de sua relutância em aceitar os grande encargos do papado na época. As obras do seu pontificado garantiram o seu lugar na historia e ele é considerado o fundador do papado medieval. Havia uma fronteira separando os monges dos padres na época e os bispos mandavam nos monges e nos monastérios interferindo ás vezes nas regras das várias ordens, provocando certo mal estar. Gregório conduziu uma vasta reforma do clero e dos negócios da Igreja e estabeleceu regras para a prática religiosa no livro de regras pastorais "Liber Regulae Pastoralis" e promoveu o monasticismo, (proibiu os bispos de interferirem nos monastérios e deixou os Abades como responsáveis e respondendo diretamente ao papa). Nomeou vários monges para a Santa Sé e enviou Santo Agostinho e outros 40 outros monges do seu Monteiro em Caelian para a Inglaterra onde eles iniciaram a conversão dos ingleses para o cristianismo. A experiência como prefeito de Roma deu a ele uma visão de administrador que o papas anteriores não dispunham. Diz a tradição que ele teria aconselhado a Santo Agostinho a não destruir os tempos pagãos e sim destruir somente os ídolos, convertendo os templos em capelas e igrejas, e ainda aproveitando os dias de festa, para comemorar as festas cristãs. Isto minimizou a resistência dos pagãos ao cristianismo e esta técnica foi utilizada de novo, séculos depois, na conversão dos índios nas Américas. Ele é tido também como o criador de uma forma musical de adoração chamada de Canto Gregoriano e ele ainda contribuiu com várias orações conhecidas como o "Sacramentário Gregoriano". Como Roma era um Estado com várias crises políticas – devido ao avanço dos Lombardes e uma virtual desintegração do governo civil, Gregório foi forçado a tomar frente de vários postos de comando e ações seculares. Ele resgatou vários cativos dos Lombardes e concluiu um acordo com estes para acabar com o cerco a Roma e ignorou o governador Bizantino da Itália, ao mesmo tempo que assegurou ao imperador Bizantino o reconhecimento da sua soberania imperial. Ele também reconstruiu Roma destruída por vários desastres naturais e lançou uma série de programas de caridade para alimentar uma grande porção da população faminta, em Roma e em toda a Itália. Este foi o projeto ao qual dava a maior importância e ele certa vez chorou abertamente ao saber que vários haviam morrido de fome em Roma.Diz ainda a tradição que ele tinha o costume de, em certas noites, convidar para jantar e conversar 12 pobres, como se fossem os doze apóstolos. Certo dia ele notou que havia 13 e não doze, e chamando a cozinheira perguntou quem era ele e ela respondeu após conta-los: " Santo Padre, o senhor esta equivocado, só estão aqui doze pessoas". Mas Gregório ainda contava treze, assim, após o jantar ele chamou o décimo terceiro convidado e perguntou:"Quem é você" e o convidado respondeu: "Eu sou um pobre homem que você acaba de saciar e através de mim obterá o que pedir de Deus". Só então Gregório percebeu que havia jantado com o Senhor Jesus.Foi um escritor notável e autor de vários tratados, inclusive do famoso "Diálogos" e do "Liber Regulae Pastoralis" (onde enumerou os vários deveres de um bispo) e uma coleção com a vida de vários santos, visões e profecias. Escreveu ainda "Magna Moralis", um trabalho extraído do Livro de Jó, e várias homilias sobre os evangelhos, e 850 cartas pastorais. Gregório era um santo e humilde pontífice. Certa vez falando de si próprio ele se descreveu como "Servus Servorum Dei" (Servo dos servos de Deus). Ele faleceu em 12 de março de 604 em Roma, e foi canonizado por aclamação. Ele e o Papa Leão I, foram os dois únicos papas a serem honrado com o nome "o magno".
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como papa carregando uma cruz com barras. Uma pomba as vezes é mostrada com ele e as vezes ele é mostrado em sua escrivaninha ou no altar.
Sua festa é celebrada no dia 3 de setembro
Abaixo uma das mais famosas frases de São Gregório, o magno:
"A bíblia é um espelho que reflete a nossa mente. Nela vemos nossa face interior. Das escrituras aprendemos nossas belezas e deformidades espirituais. E ali também descobrimos o progresso que estamos fazendo, e quão longe estamos da perfeição."

Santo do dia 02 de setembro

Santo Agricola de Avignon


Nasceu em 630 DC. Filho de São Magnus, um senador Gallo–romano que se tornou um monge e mais tarde um bispo. Ele se tornou monge aos 16 anos. Ordenado em Lerin. Foi bispo auxiliar de Avignon com o seu pai em 660. Construiu uma igreja e o Convento Beneditino de Avignon, a igreja era dirigida pelos seus monges. Notável pregador e famoso pela sua caridade e defesa dos pobres e doentes e era contra as autoridades civis da época. Sua benção milagrosamente terminou uma invasão de cegonhas e este milagre levou a ser o patrono delas e é o seu emblema na arte litúrgica da Igreja. Diz a tradição que suas orações ajudam a produzir chuvas, bom tempo e boas colheitas . Faleceu em 700DC de causas naturais em Avignon, na França. É padroeiro de Avignon ( indicado em 1647), da chuva (a favor), contra epidemias, protetor das cegonhas e das águas.
É também invocado contra o azar.
Sua festa é celebrada no dia 2 de setembro.

Santo do dia 01 de setembro


São Giles
Conhecido também como São Egídio.
São Giles nasceu em Provence, França no século VIII e foi Abáde do Monastério Beneditino de Rhone River, no local onde é hoje o Monastério de Saint-Gilles, embora uma versão diz que ele seria grego. A tradição explica o seu emblema, uma corsa. Após passar dois anos em Arles, Giles tornou-se um eremita na nascente do Rio Rhône. Sua única companhia era uma corsa que procurou refúgio das caçadas organizadas pelo Rei dos Goths. Certo dia um dos melhores caçadores do rei atirou uma flecha certeira em uma corsa e em vez dela morta, encontraram São Giles segurando a flecha e a corsa. Diz a tradição que São Giles teria desviado a flecha em sua direção de modo a atingir a sua mão e não a corça. O rei impressionado com o milagre construiu um pequeno monastério para Giles. Mais tarde Calosmagno (768-814) o chamou para ser seu confessor. Ele foi um dos santos mais populares da Idade Média, vários milagres são creditados a sua intercessão e ele é o padroeiro dos que cuidam das pessoas com problemas de locomoção (hoje seriam os fisioterapeutas )e ainda patrono dos aleijados (paraplégicos ou similares).
Ele é padroeiro dos Veterinários junto com São Braz.
Na arte litúrgica da igreja ele é mostrado ao lado de uma corsa ou cuidando de uma, ou com uma flecha atravessando sua mão com uma corsa no colo. Ele é um dos 14 Santos Ajudantes.
Sua festa é celebrada no dia 1 de setembro.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Santos do mês de Setembro

01 - Terenciano, Artur, Josué, Egídio (Giles), Gil, Donato,
02 -
Agrícola de Avignon, Apolinário Morel, Severino Giraud, Raquel, Calixta, Elpídio, João Francisco Burté
03 -
Gregorio Magno, Aristeu, Brasilissa, Erasma
04 -
Rosa de Viterbo, Vitalício, Bonifácio, Silvano, Rosária
05 - Laurencio Guistiniani, Victorino, Bertino, Rômulo, Eudócio, Obdúlia, Justiniano,
06 - Zacarias, Mansueto, Beltrão,Petronio, Eleutério de Spoleto
07 - Clodoaldo, Regina, João da Nicomédia
08 - Adriano, Natália,
Tomás de Vilanova, Sergio, Nestor
09 -
Pedro Claver, Tibúrcio, Doroteu, Serafina, Felícia, Anastácia
10 - Jáder, Sóstenes,
Nicolau Tolentino, Theobaldo, Cândida
11 - Dídimo, Diomedes,
Pafûncio, o grande, Emiliano, Teodora,
12 -
Guido de Anderlecht, Silésio,Vitória Fornari
13 -
João Crisóstomo, Elogio, Amado, Maurilio, Ligorio
14 - Rósula, Salustia,
Noteburga, Materno
15 -
Catarina de Genova, Dolores, Emílio, Nicomedes,
16 -
Cypriano, Cornélio, Edith, Geminiano, Rogerio
17 -
Roberto Belarmino, Hildegarda, Colomba, Yolanda, Alberto
18 - Metódio do Olímpo, Irene,
José de Cupertino
19 - Emilia Rodat, Januário(Jenaro), Afonso de Orosco, Nilo, Constancia, Susana
20 -
André Kim, Eustáquio, Fausta, Felipa, Paulo Chong
21 -
Mateus apóstolo, Jonas, Efigenia, Maura de Troyes
22 -
Maurício Belvisotti, Emeriano, Mauricio, Felix, Florencio, Digna, Focas
23 -
Padre Pio,Tecla de Icônio, Helena de Bolonha, Lino, Sita
24 - Germano,
Geraldo Sagredo, Geraldo de Csanad, Pacífico
25 -
Alberto de Jeruzalem,Cleofas, Herculano, Aurélia,Vicente Stambi
26 -
Cosme e Damião, Elzeário,Cipriano, Calistrato.........
27 -
Vicente de Paulo, Fidêncio, Cayo, Florentino
28 -
Bernardo Montjoux,Wenceslau, Exupério, Eustóquia, Lourenço Ruiz
29 - Arcanjos
Miguel, Gabriel e Rafael
30 - Jerônimo, Honório, Gregório, Sofia

Data especiais

08 - Festa do nascimento de Maria Dia
15 - Nossa Senhora das Dores e de todas as chamadas Dolores.
17 - dia da impressão das chagas de São Francisco de Assis
24 - N.S.das Mercês
Semana de 5 a 7 de setembro: Festa do Menino Jesus do Matozinho em Congonhas MG