Como chegar a nossa loja

Álbun de produtos de nossa loja. Venha conferir

Veja no catálogo abaixo o produto que você quer e nós trazemos sem frete. Fale conosco

Foi por você - Anjos de Resgate

Natividade de Nossa Senhora

Exaltação da Santa Cruz

Memória de NSa das Dores

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Santo do dia 31 de agosto


São Raimundo Nonatus

Nasceu de família nobre em 1204 na cidade de Portella, diocese de Urgel, Catalunha, Espanha. Nonatus significa em Latin non–natus (não nascido) tendo em vista que ele foi retirado do ventre de sua mãe já morta com um faca ( tipo uma cesariana de emergência ) pela parteira e escapou. Alguns estudiosos acham que ele foi retirado com uma navalha e apresentava nas costas pequenas marcas de cortes do referido instrumento. Bem criado e educado, seu pai planejava uma brilhante carreira para Raimundo Nonato na corte de Aragon. Quando Raimundo se inclinou para a vida religiosa seu pai ordenou que ele cuidasse de uma das fazendas da família. Entretanto Raimundo passava seu tempo com os pastores e os trabalhadores, estudando e orando até que o seu pai desistiu de sua brilhante carreira na corte. Raimundo Nonato se tornou um padre mercedário (Ordem das Mercês) recebendo seu hábito de São Pedro Nolasco, o fundador da Ordem. Raimundo passou a ser o Mestre Geral da Ordem e passava seu tempo resgatando cristãos dos muçulmanos que dominavam parte da Espanha na época, com o dinheiro que possuía. Por várias vezes ele trocou de lugar com prisioneiros cristãos mas certa vez foi ele próprio sentenciado a morte pela fome, mas sua sentença foi convertida para prisão perpétua mediante grande soma em dinheiro. Prisioneiro e torturado ele ainda conseguiu converter alguns de seus guardas. Para impedir que ele pregasse a sua fé os seus captores furaram em seus lábios grandes buracos com um ferro em brasa e por ele colocaram um cadeado. Eventualmente resgatado ele retornou a Barcelona em 1239. Elevado a Cardeal pelo Papa Gregório IX Raimundo continuou vivendo como um monge mercedário. Ele veio a falecer em Cardona, Espanha,quando ia para Roma atender ao chamado do papa, no dia 31 de agosto de 1240. Foi enterrado na Capela de São Nicholas, perto da fazenda da família a qual ele deveria ter cuidado quando jovem. Seu túmulo logo se tornou local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão. Foi canonizado pelo Papa Alexandre VII em 1657.
É o patrono das parteiras e o padroeiro de um bom parto.
Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como: 1) um monge mercedário com um cadeado nos lábios, 2) um monge rodeado de mouros , 3) um monge rodeado de escravos libertados, 4) um monge rodeado de mouros e prisioneiros , 5) um monge mercedário com o chapéu vermelho cardinalício.
Sua festa é celebrada no dia 31 de agosto.

domingo, 30 de agosto de 2009

Santo do dia 30 de agosto

São Fiacre

São Fiacre não é mencionado nos antigos calendários Irlandeses, mas é tido como certo que ele nasceu na Irlanda e viajou para a França onde viveu em quietude devotando-se a Deus. Ele chegou a Meauz onde o bispo da cidade deu a ele uma pequena habitação, em uma solitária floresta que era do patrimônio do bispado, chamado Breuil na província de Brie.
A tradição diz que o bispo ofereceu a ele toda a terra que ele conseguisse arar em um dia.
Fiacre em vez de sulcar o terreno com o arado, fez para ele uma cela com um jardim e um oratório em honra a Virgem Maria e fez um pequeno hospital para viajantes. Muitos o procuravam para conselhos e os pobre por ajuda. A sua caridade fez com que ele atendesse a todos e vários eram milagrosamente curados pelas suas mãos. Ele nunca permitiu que uma mulher entrasse em sua clausura e São Fiacre estendeu esta proibição até a sua capela e várias lendas dizem que as transgressões eram visivelmente punidas.
Por exemplo, diz a tradição que em 1620 uma dama de Paris que se dizia acima de suas regras se dispôs a dirigir-se ao oratório e no caminho perdeu a memória e nunca mais a recobrou. A "Ana da Áustria" rainha da França ficava contente em orar de fora da porta do oratório, entre os demais peregrinos e nunca tentou entrar.
A fama dos milagres e curas de São Fiacre continuaram após a sua morte e multidões visitam o seu túmulo por séculos. O Monsenhor Seguier, bispo de Meaux em 1649 deu o seu testemunho e João de Chatilon, Conde de Blois também testemunhou a sua cura. Ana da Áustria atribuiu ao santo a cura de Luiz XIII de uma grave doença em 1641 e em agradecimento, foi a pé, em peregrinação, ao túmulo de São Fiacre, que já havia se tornado um santuário. Ele é invocado para toda sorte de problemas físicos.
Diz a tradição que ele teria tido hemorróidas e ficou sendo o santo padroeiro das doenças do reto. Ele é o padroeiro dos fabricantes de tijolos, telhas e manilhas de barro. Ele é também o padroeiro dos jardineiros e na França dos motoristas de taxi. Os taxistas franceses são chamados de "fiacres" porque o primeiro estabelecimento a permitir "carruagens de aluguel", no meio de século VII, era situado à rua Saint Martin, próximo ao Hotel Saint Fiacre em Paris.
A festa de São Fiacre é mantida em primeiro de setembro em várias dioceses da França e da Irlanda.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado com uma pá de jardineiro
A sua festa é celebrada no dia 30 de agosto.

sábado, 29 de agosto de 2009


Martírio de São João Batista

A celebração da festa do martírio de São João Batista, que na Igreja latina tem origens antigas (na França no século V, e em Roma no século VI), está vinculada à dedicação da Igreja construída em Sebaste na Samaria, no suposto túmulo do Precursor de Cristo. A festa aparece já na data de 29 de agosto nos Sacramentários romanos, e conforme o Martirológio Romano essa data corresponderia à segunda vez que encontraram a cabeça de São João Batista, transportada para Roma.
Temos sobre São João Batista as narrações dos Evangelhos, em particular de Lucas, que nos fala de seu nascimento, da vida no deserto, da sua pregação, e de Marcos que nos refere a sua morte. Pelo Evangelho e pela tradição podemos reconstruir a vida do Precursor, cuja palavra de fogo parece na verdade com o espírito de Elias. Negou categoricamente ser o Messias esperado, afirmando a superioridade de Jesus, que apontou aos seus seguidores por ocasião do batismo nas margens do Rio Jordão. Sua figura parece ir se desfazendo, à medida que vai surgindo “o mais forte”, Jesus. Todavia, “o maior dentre os profetas” não cessou de fazer ouvir a sua voz onde fosse necessária para consertar os sinuosos caminhos do mal. Reprovou publicamente o comportamento pecaminoso de Herodes Antipas e da cunhada Herodíades, mas a previsível suscetibilidade deles custou-lhe a dura prisão em Maqueronte, na margem oriental do mar Morto.
Por ocasião da festa celebrada em Maqueronte, a filha de Herodíades, Salomé, tendo dado verdadeiro show de agilidade na dança, entusiasmou a Herodes. Como prêmio pediu, por instigação da mãe, a cabeça de São João Batista. Último profeta e primeiro apóstolo, ele deu a vida pela sua missão, e por isso é venerado na Igreja como mártir. Ele foi fiel, bondoso e o clarão de Cristo, anunciando a luz da eterna claridade

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Santo Augustinho de Hippo
Ou Santo Agostinho


A conversão de Santo Agostinho é considerada um dos eventos mais importantes da historia da igreja. Santo Agostinho nasceu em Tagaste, norte da África, filho de Patricius, um oficial romano pagão. Sua mãe, Santa Mônica era cristã e criou Santo Agostinho na fé. Em 370 ele foi para Cartago, Turquia para estudar direito e em vez disto passou a estudar literatura. Ele juntou com uma amante que deu a ele um filho Adeodatus. Em 373 Santo Agostinho e seus amigos tornaram-se membros de uma seita herege. Ao mesmo tempo, sua brilhante e notável inteligência estava se manifestando e ele ganhou vários torneios de poesia e tornou-se conhecido no mundo filosófico. Demorou nove anos para Santo Agostinho se libertar de sua vida herege. Em 383 ele foi para a Itália em segredo por causa da oposição de sua mãe. Santo Agostinho planejava ensinar em Roma mas, em vez disto foi para Milão onde conheceu Santo Ambrósio. Sob a influencia de Ambrósio, Agostinho descobriu a vida de celibatário, o estudo e a oração. Santa Mônica mais tarde encontrou-se com eles em Milão, onde São Alípio, velho amigo de Agostinho também passou a morar. Com ele, sua mãe e amigos se retiraram para uma vila, para estudarem as escrituras e os antigos filósofos. No domingo de Páscoa de 387 Santo Agostinho foi batizado. Planejando o retorno para Tagaste eles foram para Ostia, Itália a bordo de um navio. Mônica morreu em Ostia e Santo Agostinho ficou na Itália escrevendo e orando. Em 388 ele vendeu tudo que tinha e passou a distribuir para os pobres e começou uma vida de penitência. Ele foi ordenado em 391e fundou dois monastérios e em outubro de 393 Santo Agostinho tomou parte no Concílio da África pregando para uma assembléia de bispos. Valérius, o bispo de Hippo indicou Agostinho como seu coadjutor e ele ocupou este cargo por 34 anos. Ele fez de sua residência episcopal um monastério enviando outros padres para fundar outras instituições e treinar bispos para as dioceses. Seu maior apostolado foi ensinar e escrever. Ele atendeu aos Concílios de 398, 401, 416, 418 e 419. Em 426 Santo Agostinho já com 72 anos nomeou Heraclius seu auxiliar e sucessor . Ele tentou encontrar paz mas teve que enfrentar a heresia dos Arianos e invasão dos Vândalos na região. Bispos e políticos procuraram refugio em Hippo que foi sitiada por 18 meses. Durante o cerco, Santo Agostinho teve um derrame e em 30 de agosto de 430 ele veio a falecer. Os trabalhos de Santo Agostinho proveram a Cristandade com lúcidos e atrativos argumento para a fé. Em sua biografia fica imbuído a sua atração pelo Criador. Seus escritos sobre as escrituras são um tratado sobre a fé e lúcidos argumentos sobre a Confissão. No seu trabalho "Cidade de Deus" escrito em 426 Santo Agostinho traça o caminho para uma crescente fé, e uma reconciliaçao entre a fé e a razão e coloca Deus no Centro de tudo. Diz a tradição que, certa vez, Santo Agostinho estava caminhando a beira mar, a pensar sobre o Mistério da Santíssima Trindade, quando encontrou um menino a colocar, com uma pequena caneca, água do mar em um buraco que a criança havia feito. Santo Agostinho perguntou : "Que está fazendo? A criança respondeu: "Estou colocando o mar neste buraco". "Impossível!" disse o santo. E a criança, que na verdade era um anjo, respondeu: "Mais facil será eu colocar o mar neste buraco, que voce entender o mistério que está tentando compreender." O mestre Dughet pintou um lindo quadro, retratando esta lenda.
Ele foi indicado como um dos Doutores da Igreja. Em 700 DC as relíquias de Santo Agostinho foram colocadas na igreja de São Pietro in Ciel dÓro em Pavia, Itália. Ele é o padroeiro da agostinianos, dos teólogos, dos impressores e da cidade de Cartago.
Sua festa é celebrada no dia 28 de agosto.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Santo do dia 27 de agosto

Santa Mônica

Santa Mônica casou-se por arranjo dos seus pais, com um oficial pagão na África do Norte, muito mais velho do que ela. Embora generoso, era de temperamento violento. Sua mãe que vivia com eles era igualmente difícil e provou ser um desafio a ser vencido por Mônica. Através de muitas preces e paciência conseguiu converter o seu marido e a mãe dele para fé católica em 370. Ele morreu um ano mais tarde. Ela teve três filhos: Agostinho, Navigius e Perpétua. Perpétua e Navigius entraram para a vida religiosa, mas Agostinho era diferente. Ela teve que orar por ele por 17 anos, inclusive pedindo orações dos seus amigos padres e monges, alguns dos quais a evitavam devido a sua persistência em conseguir o que parecia ser sem esperança. Um monge certa vez a consolou dizendo "Não é possível que um filho de tantas lágrimas venha a perecer". Este pensamento acompanhado de uma visão que tinha recebido a fortaleceu e um dia do ano 387, Agostinho foi batizado por Santo Ambrósio e tornou-se o famoso santo que todos nós conhecemos. Ela morreu no mesmo ano. É considerada a padroeira das mães de família.
Sua festa é celebrada no dia 27 de Agosto

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Santo do dia 26 de agosto

Santa Tereza de Jornet

ou Santa Tereza de Jesus Jornet Ibars
Viveu de 1843 a 1897 .Ela fundou a Pequenas Irmãs dos Pobres .Nasceu na Catalunha, Espanha e conseguiu sobrepujar grandes dificuldades da sua juventude e finalmente torno-se uma professora em Lerida. Desejosa de entrar para a vida religiosa ela falhou em entrar para o convento das Clarissas Pobres devido a sua frágil saúde e seguindo o conselho do seu diretor espiritual, Padre Saturnino Lopes Novoa, ela decidiu lançar a sua própria congregação. Em 27 de janeiro de 1872 em Barbastro, Espanha ela começou a Congregação das Pequenas Irmãs Pobres, mais tarde chamadas de Pequenas Irmãs da Abandonada Idade. Com considerável zelo ela fundou até a época de sua morte, 58 casas para a sua congregação. Sua congregação recebeu a aprovação papal em 1887 e se espalhou por vários países. Foi beatificada em 1958 e canonizada em 1974 pelo Papa Paulo VI (1963-1978).
É considerada a padroeira dos anciãos e dos pensionistas velhos.
Sua festa é celebrada no dia 26 de agosto

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Santo do dia 25 de agosto

São Luís, Rei da França

Luís IX rei da França de 1226 a 1270, nasceu em Poissy em 25 de abril de 1214, filho do rei Luís VIII e da rainha Blanche de Castile. Seu pai morreu em 126 e Blanche serviu como regente defendendo o trono com considerável energia e sabedoria. Luís casou-se com Margarete de Provence, França em 1234 ( o casal teve 11 filhos) e Luís assumiu o poder em 1234. Ele terminou com várias revoltas no sul da França e derrotou o Rei Henry III da Inglaterra em 1242 e adicionou as suas terras às da França. Em 1248 Luís embarcou na Sétima Cruzada e foi feito prisioneiro pelos Sarracenos em El Mansur no Egito. Após pagar o resgate para ele e seus homens ele foi para a Terra Santa e lá ficou até 1254 quando Blanche morreu .Após voltar a França ele continuou a aumentar o poder da França enquanto construía numerosos edifícios religiosos e instituições educacionais inclusive a igreja de S.Chapelle em Paris para guardar as relíquias sagradas. Ele é conhecido como o protetor do povo comum, e serviu como mediador de questões e tratados entre outras nações. Luís manteve a paz, diminuiu os impostos e melhorou o sistema legal para que o povo mais simples tivesse acesso as leis e ao sistema legal e foi o patrocinador de vários monumentos arquitetônicos e entusiasticamente construiu ou ajudou a construir casas para a Ordem dos Mendicantes.
Ele defendia os ideais mais nobres dos governantes Medievais. Em 1270 Luís de novo, saiu em uma nova Cruzada, mas na Tunísia contraiu tifo e veio a morrer perto de Tunis no dia 25 de Agosto. Foi canonizado em 1297 pelo Papa Bonifácio VIII (1294-1303).
Sua festa é celebrada no dia 25 de agosto.
Carta testamento de São Luis, Rei de França ao seu filho.
Meu querido filho , minha primeira instrução é que você ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração e toda a sua força .Sem isso não há salvação. Mantenha-se longe de tudo que Deus não goste ou seja de qualquer pecado mortal. Permita-se ser atormentado por todo e qualquer martírio antes de você cometer um pecado mortal. Se o Senhor permitir que você seja testado, aceite com gratitude e com força de vontade, considerando que está acontecendo para o seu bem e talvez você venha de merecer. Se o Senhor tirar de você qualquer tipo de prosperidade agradeça-O humildemente e cuide para que você não se torne pior por causa disso, ou por vaidade ou orgulho ou qualquer outra coisa, porque você não pode se opor a Deus e nem questiona-LO nos seus presentes e dons.
Seja bom de coração e bondoso aos pobres, desafortunados e os aflitos. Dê a eles a maior ajuda que puder e os console se conseguir.
Agradeça a Deus por todos as graças e benefícios que Ele der a você, e faça valer a pena receber maiores graças e benefícios futuros.
Sempre fique do lado dos pobres e não dos ricos até ter certeza da verdade.
Seja devoto e obediente a nossa mãe a Igreja de Roma e ao Supremo Pontífice como seu pai espiritual.
Concluindo queridíssimo filho, eu dou a você todas as bênçãos de um pai que ama pode dar a um filho.
E que a Santíssima Trindade e todos os santos protejam você de todos os demônios. E possa o Senhor dar a você a graça de ser servido e honrado através de você e que na próxima vida nós possamos, juntos, vê-LO, ama-LO e louva-LO sem cessar.
Amen.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

São Bartolomeu

Conhecido também como Nathanael
Bartolomeu, apóstolo e mártir. Ele foi um dos doze apóstolos mencionados nos "Atos dos Apóstolos". Seu nome significa "filho de Tolomai". Acredita-se que ele seja o Nathanael mencionado no evangelho de João. A martirologia Romana credita a ele vários trabalhos missionários na Índia e na Armênia. Oficiais armênios o condenaram e foi despelado vivo e depois decapitado. Acredita-se ainda que ele pregasse também na Mesopotâmia, Pérsia e Egito. Um pequeno evangelho é também atribuído a ele. Outras lendas e tradições dizem que Bartolomeu foi apedrejado e depois crucificado. Suas relíquias estariam no Monastério de Backhole na Armênia. Outros remanescentes de seu corpo e relíquias estariam em Frankfurt no Main, em Lipari, Sicília e Benevento na Itália.
Ele é o patrono dos padeiros, alfaiates e sapateiros. Os mercadores de Florença também o chamam de padroeiro. Ele é na liturgia da Igreja mostrado com uma faca e um pedaço de pele (por causa de sua morte).
Curiosidades:
Parece que São Nathanael seria o único apóstolo canhoto e assim é também o padroeiro dos canhotos.
Ele é muito venerado na Igreja grega e russa, e a Catedral de São Bartolomeu na antiga Capital da Rússia São Petersburgo (Leningrado) resistiu vários anos ao regime comunista e a cidade voltou, recentemente, a se chamar São Petersburgo.
Sua a festa é celebrada no dia 24 de agosto.

domingo, 23 de agosto de 2009

Santo do dia 23 de agosto

Santa Rosa de Lima

Também conhecida com Santa Rosa de Santa Maria
Rosa de Lima é a padroeira do Peru, da América do Sul, foi um membro da Ordem Terceira de São Francisco como Terciária dominicana e é a primeira santa das Américas. Nasceu como Mariana de Jesus Paredes y Flores, em Lima Peru. Tomando o nome de Rosa em 1597 na sua confirmação (diz a lenda que na sua infância sua face teria sido transformada em uma rosa). Ela cuidava de flores e fazia rendas e brocados para se sustentar e ajudar a sua pobre família, mas sempre tinha em foco sua via espiritual. Tornando-se uma dominicana em 1606 ela sofreu duras perseguições de sua família e amigos pela sua recusa em se casar e seus votos de perpétua virgindade. Ao mesmo tempo, ela fez vários atos de mortificação e penitência dando-se totalmente a Virgem Maria, Jesus e aos Sagrados Sacramentos.
Santa Rosa, que foi contemporânea de São Martinho dos Pobres e Santo Toríbio de Mongrovejo, nasceu em Lima, em 1586.
Aquela que seria Santa Rosa de Santa Maria, desde criança, dedicou-se a uma vida de oração e serviços, sacrificando ao próximo, em especial, aos mais pobres e aos enfermos. Vestiu o hábito da Terceira Ordem de São Domingos.
Sempre dizia que iria morrer, "dia de minhas núpcias eternas", no dia de São Bartolomeu e na verdade veio a falecer no dia 24 de Agosto 1617 (dia do santo) com 31 anos de idade. Ofereceu sua penitência ao Senhor e as almas do Purgatório. Logo após a sua morte, seu túmulo tornou-se local de peregrinações e vários milagres são creditados a sua intercessão. O Papa Clemente IX (1667-1669) a beatificou em 1668. Foi canonizada pelo Papa Clemente X (1670-1676) em 1671. Ela foi a primeira americana canonizada e tinha grande preocupação com os nativos do Peru e pelos escravos no Novo Mundo e isto fez com que ela fundasse uma instituição destinada a cuidar dos pobres e índios do Peru.
Sua festa é celebrada no dia 23 de Agosto.

sábado, 22 de agosto de 2009

Santo do dia 22 de agosto

São Felipe Benizi

Nasceu em 15 de agosto de 1233 no distrito de Oltrarno, Florença, Itália.Philip Benizi foi um cardeal e pregador .Nascido de uma nobre família, foi educado em Paris e Pádua onde recebeu doutorado em medicina e filosofia. Durante algum tempo praticou medicina mas em 1253 ele entrou apara a Ordem dos Servitas, em Florença. Serviu como irmão até 1259 quando foi ordenado. Lendo a história de São Peregrine Laziosi vê-se que durante uma revolta popular ele acertou o santo Philip Benizzi na face quando São Benizzi tentava apaziguar os ânimos. Peregrino ficou tão estupefacto com a forma que São Benizzi aceitou o soco e ofereceu a outra a face que mudou o seu estilo de vida. Vários estudiosos acham que foi o primeiro milagre de São Filipe Benizzi. Depois disto São Peregrine Laziosi entrou para o ordem dos Servitas e foi o grande santo que todos conhecemos.
Logo São Felipe tornou-se um dos mais eloqüentes pregadores de sua época tornando-se mestre dos noviços em Siena, em 1262 e superior de varios mosteiros e frade superior geral dos Servitas em 1267. Reformando a ordem com zelo e paciência ele foi indicado como possível candidato a se tornar Papa pelo influente cardeal Ottobuoni logo, antes da eleição para escolher o sucessor do Papa Clemente IV (1265-1268). Esta possibilidade deixou Felipe muito consternado e ele escondeu-se numa caverna até a eleição terminar. Ele atendeu ao Concílio de Lyons em 1274 e onde conseguiu uma reunião com a Igreja Ortodoxa e fechou um acordo de paz com os Guelphs e os Ghibellines em 1279, e ajudou Santa Juliana a fundar a terceira ordem das Servitas em 1284 e enviou o primeiro missionário servita para o extremo oriente . Ele se retirou para uma pequena casa Servita em Todi onde morreu em 22 de agosto de 1285. Foi canonizado em 1671 .
Sua festa é celebrada no dia 23 de agosto.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Santo do dia 21 de agosto

São Pio X


Nasceu em 2 de junho de 1835 em Riese, Diocese de Treviso, Venesa , Áustria (hoje Itália) com o nome de Giuseppe Melchiorre Sarto.
Filho de Giambattista Sarto um sapateiro e Margarida Sanson. Viveu uma infância pobre com oito irmãos.Batizado em 3 de junho de 1835.Confirmado em 1 de setembro de 1848. Sentiu o chamado para o sacerdócio em sua juventude e estudou no Seminário de Pádua e ficou conhecido como um excepcional estudante.
Ordenado pelo Beato Giovanni Antonio Farina em 18 de setembro de 1858. Capelão em Tombolo de 1858 a 1867. Indicado Arcebispo de Salzano de 1867. Cânon da Catedral de Treviso em 1875. Reitor do Seminário de Treviso seu Diretor Espiritual for nove anos.Chanceler da Diocese de Treviso.Vigário de dezembro 1879 até junho de 1880.Bispo de Mantua em novembro de 1884. Assistente do pontífice em 19 de junho de 1891. Cardeal em 12 de junho de 1893. Patriarca de Veneza em 15 de junho de 1893. Eleito 257º papa em 4 de agosto de 1903, tomando o nome de Pio X.
Notável teólogo, emitiu vários decretos e comungava freqüentemente. Destruiu os últimos vestígios do Jansenismo por advogar comunhões freqüentes até mesmo diárias. Reformou a liturgia e promoveu simples e claras homilias. Revisou o Breviário e o ensino do catecismo. Trouxe o canto gregoriano para a Igreja. Combateu a Teologia chamada de “Modernismo” que denunciava com a “soma de todas as heresias”. Reorganizou a Cúria Romana, o órgão administrativo da Igreja. Trabalhou contra o antagonismo entre a Igreja e o Estado. Iniciou a codificação das Leis canônicas. Promoveu a leitura da Bíblia que, segundo ele, deveria ser lida por todos da fé. Ajudou e incentivou as missões no estrangeiro.
Sempre dizia: “Eu nasci pobre, eu vivi pobre e eu desejo morrer pobre”.
Ele facilitou aos doentes a comunhão dispensando para eles o jejum exigido na época. Alem disto é considerado o padroeiro da Primeira Comunhão porque decretou que as crianças deveriam comungar tão logo alcançassem a idade da discrição e do discernimento do certo e do errado.
É chamado o Papa da Eucaristia.
Beatificou Joana na dÁrc e João Eudes entre outros. E canonizou poucos santos : Santo Alexandre Sauli , São Geraldo Magela, São Clemente Mary Hofbauer e São José Oriol.
Faleceu em 20 de agosto de 1914 na Cidade do Vaticano de causas naturais, agravadas com suas terríveis preocupações com o início da Primeira Guerra Mundial. Enterrado no altar da capela da Representação, na Basílica de São Pedro.
Beatificado em 3 de junho de 1951 e canonizado em 29 de maio de 1954 pelo papa Pio XII.
É padroeiro da Arquidiocese de Atlanta, da Geórgia, da Des Moine, da Diocese de Kottoyam na Índia e da Zamboanga nas Filipinas.
É padroeiro da Primeira Comunhão.

Sua festa é celebrada no dia 21 de agosto.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Santo do dia 20 de Agosto



São Bernardo de Clairvaux

Conhecido tambem como São Bernardo Claraval.
Ele nasceu no castelo dos Fontaines de Dijon na França, filho de Tescelin Sorrel e Aleth de Montbard. Ele era o terceiro de uma família de sete filhos Bernardo estudou em Châtillon e com a morte de sua mãe decidiu entrar na vida religiosa. Em 1112 ele persuadiu quatro de seus irmãos e 27 parentes e amigos a entrarem para o Monastério Cisterciano de Cîteaux que tinha sido fundado em 1098 e estava sob a brilhante liderança do Abade São Stefhen Harding. Terminado o seu noviciado Bernardo foi enviado com 12 monges para fundar um monastério em Langres. Esta abadia tornou-se Clairvaux , a casa mãe das 68 abadias Cistercianas. Sua reputação com escolástico e santo se espalhou e Bernardo foi o consultor de papas e monarcas. Em 1140 São Bernardo começou a pregar e a e a fazer vários milagres e a defender a fé. O controvertido teólogo e filósofo Peter Albélard enfrentou questões de Bernardo sobre racionalismo e promoções do racionalismo humano.Bernardo ensinou a certeza da fé e da tradicional autoridade como antídotos da heresia. Ele foi um instrumento na condenação de Abélard pelo Consílho de Sens. Em 1142 Bernardo testemunhou a coroação de um dos seus alunos como Papa Eugênio III (1145-1153) e foi o autor do tratado "De Consideratione" , onde o seu antigo aluno apontava as atitudes e os deveres de um pontífice e as dificuldades que poderia enfrentar.Este mesmo Papa enviou São Bernardo para Laguedoc, no sul da frança , para converter o membros locais da heresia Abinense. Em 1146 ele pregou contra os Pogron do Reno e ainda foi a favor da Segunda Cruzada do Rei Luiz VIII de França. Ele ficou muito doente e morreu em Clairvaux em 20 de agosto 1153.Considerado por muitos como o segundo fundador dos Cirtercianos ele dominou o cenário político e religioso da Europa Ocidental.Seu escritos místicos incluem "De Diligendo Dei" , que lança os fundamentos do misticismo medieval. O seu "Tratado do Amor de Deus" e o seu "De Consideratione" são considerados tesouros da Fé. Mais de 300 dos seus sermões foram escritos e estão devidamente preservados e escreveu mais de 500 cartas, todas demonstrando sua fé no Divino Infante e na Virgem Maria.Pela sua brilhante contribuição a teologia ele é chamado de "O Doutor Melífluo". Bernardo foi canonizado em 1174 e declarado Doutor da Igreja em 1830. Na arte litúrgica da Igreja seu símbolo é um cão branco e é apresentado com um habito Cisterciense, com uma visão da Virgem Maria.Suas relíquias foram trasladadas de Clairvaux em 1790 para a igreja Ville–sous-la Ferte, enquanto sua cabeça foi entesourada em um Santuário na Catedral de Troyes.Ele é o patrono dos Cistercianos, de Gibraltar e Ligúria e é ainda é o padroeiro da Catedral de Speyer na Alemanha, dos criadores de abelhas e dos fabricantes de velas.
Sua festa é celebrada no dia 20 de agosto.
NA: Cumpre notar que é de São Bernardo uma das mais lindas orações dirigidas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que reproduzimos a seguir:
"Ó Piíssima Virgem Maria, jamais se ouvi dizer que algum daqueles que a vós tem recorrido e implorado a vossa assistência foste por vós abandonado. Animado eu com igual confiança, Ó Virgem das virgens, a vós como mãe recorro, e gemendo debaixo dos meus pecados, me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, Ó mãe do Verbo encarnado, mas ouvi-as favoravelmente, e dignai-vos a atender-me. Amem"

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

santo do dia 19 de agosto


São Luiz de Toulouse

Nasceu em 1274 em Nocera e era filho de Carlos II de Anjou, Rei de Nápoles. Era sobrinho de São Luiz IX e filho de Mary da Hungria, que era sobrinha neta de Santa Elizabeth da Hungria. Apesar de em alguns textos ele ser chamado de primogênito ela era o segundo filho de Carlos II. Ele é chamado de primogênito porque ele sucedeu em direito o seu irmão Carlos Martel (falecido em 1295). Em 1288 Luiz foi enviado com dois de seus irmãos ao Reino de Aragao como reféns no lugar de seu pai que havia sido derrotado e capturado na batalha naval de Nápoles pelos Sicilianos e os Aragons em 1284. Durante os sete anos de cativeiro (1288-95) no Castelo de Siciurana, Diocese de Tarragona e Barcelona a educação dos príncipes ficou a cargo dos freis franciscanos, entre eles Ponzius Carbonelli, Peter de Falgar e Ricardo de Midleton. Pedro João Olivi, o grande Diretor Espiritual franciscano, era um dos seus amigos e em 18 de maio de 1295 escreveu a eles uma longa carta publicada pelo Ehrle no "Archiv Litt .u. Kirchengesh" III 534,40 .
Luiz superou em muito os seus irmãos pela capacidade, santidade e bondade e em 1294 se tornou um frade menor da Ordem dos Franciscanos. Ele se tornou um especialista nas Escrituras Sagradas e era um notável pastor.
Ele estava ainda cativo quando o Papa Celestino V confiou a ele em 7 de outubro de 1294 a administração do Arcebispado de Lions. Diz a tradição que ele tinha o Dom de conhecer a mente dos devotos e assim suas confissões eram notáveis obras de perdão pois conhecia de antemão os problemas do confessando.
Em novembro de 1295 Luiz retornou a Nápoles. O Papa Bonifácio VIII o nomeou Bispo de Toulouse, mas Luiz desejando ser Frei, recebeu o hábito franciscano em Roma do Ministro Geral João Minio Murro em 24 de dezembro de 1296 e imediatamente fez um voto solene. Ele foi consagrado Bispo em 29 de dezembro a após a festa de Santa Ágata ( 5 de fevereiro de 1927) ele apareceu publicamente com o hábito franciscano. Suas virtudes eram por todos admiradas. Ele era considerado o pai dos pobres e um modelo de administrador. O seu episcopado muito foi breve visto que em uma viagem que fez a Brignoles contraiu uma febre e veio a falecer 1297 com apenas 6 meses de bispado.
Pouco se tem de seus trabalhos literários. Recentemente entretanto, Amelli publicou nos "Archivium Franciscanum Historicum II" ( Quaracchi 1909) 378-83 um pequeno tratado musical (hinos) escrito pelo santo, onde ele aparece sendo o autor de " Liber de Musicae Commendatione" e ainda de alguns brilhantes sermões.
Foi canonizado pelo Papa João XXII em 7 de abril de 1317. Suas relíquias repousaram na igreja franciscana em Marselha até 1423 quando foram levadas por Afonso V de Aragon, para a Catedral de Valência da qual cidade Luiz se tornou padroeiro. Sua festa é celebrada na Ordem Franciscana no dia 19 de agosto, e foi decretada pelo Capelão Geral de Marselha em 1319 e no Oficio Tecum composto pelo irmão do santo, Rei Roberto de Nápoles e inserido no Breviário pelo Capelão Geral de Marselha em 1343 e abolido do Breviário pelos Trinitários, na Reforma do Breviário feita em 1568 pelo Papa Pio IV. (Acta SS Augus, III, 805 Pius IV, 1568).
Sua festa é celebrada no dia 19 de agosto

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Santo do dia 18 de agosto

Santa Helena
Foi rainha, e a mãe do primeiro imperador cristão, Constantino, o Grande .
Foi Constantino que promulgou o Édito de Milão. Graças a este decreto o cristianismo foi considerado uma religião que tinha os mesmos direitos das outras religiões. Foi o primeiro passo para que, anos mais tarde, outro imperador, Teodósio, convertido ao cristianismo, tornasse o cristianismo a religião oficial do Império Romano. Ela nasceu em Britynia e casou-se com um general romano Constancius I Chlorus, pelos idos de 270. Constancius foi feito Cezar em 293. Logo divorciou-se de Helena e casou-se com a filha do imperador Maximiliano. Constantino tonou se imperador em 312 logo após a vitória da Ponte de Milvian e Helena foi nomeada Augusta ou Imperatriz. Ela se converteu para o catolicismo e fez vários atos de caridade, construiu várias templos e igrejas em Roma e na Terra Santa. Numa das suas viagens a terra santa, teria tido visões, que a ajudaram a descobrir a cruz na qual foi crucificado Jesus. Ela parece ter morrido na Nicomédia. O seus restos estão em um sarcófago no Museu do Vaticano. Na liturgia da igreja, Santa Helena é mostrada como uma imperadora , segurando uma cruz.
Sua festa é celebrada no dia 18 de agosto.


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Santo do dia 17 de agosto


Santa Beatriz da Silva ou Santa Beatriz dos Pobres

Nasceu em Portugal em 1424, como Beatriz da Silva Menezes, filha do Conde de Viana, e tinha 20 anos quando acompanhou a princesa Isabel de Portugal, para a corte espanhola. Pouco tempo depois, Beatriz tomou o véu do convento Cisterciano de São Domingos de Silos em Toledo, Espanha. Mais tarde Santa Beatriz fundou a Congregação da Imaculada Conceição, séculos antes da confirmação da definição da Perpétua Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria. Tempos depois, o Cardeal Cisneros concedeu a Congregação, a regra de Santa Clara de Assis (Clarissas Pobres).
Por isto é conhecida tambem como Santa Beatriz dos Pobres.
A Ordem da Imaculada Conceição a que este Mosteiro é incorporado, foi fundada por Santa Beatriz em 1489. A Ordem é totalmente de vida contemplativa. Vive o mistério de Cristo a partir da fé, da oração constante, da disponibilidade e do ocultamento silencioso. A clausura é um modo de unir-se mais profundamente à Paixão de Cristo e de participar de um modo especial do mistério pascal. Além de sinal de separação do mundo, essencial à vida contemplativa, a clausura constitui uma opção de solidão e de recolhimento vivendo como num deserto em despojamento e em amor a Cristo crucificado. Na sabedoria da Cruz manifesta-se o ocultamento da vida com Cristo em Deus. Este clima de recolhimento e de silêncio, facilita a oração, a ordem, a paz e a unidade da pessoa ao encontro com Deus, passando a ser sacrifício de louvor oferecido ao Pai em nome dos homens e mensagem de amor, de paz e de alegria que Deus oferece ao mundo.
Santa Beatriz morreu em 9 de agosto de 1492. Seu culto foi confirmado em 1926, e foi canonizada pelo Papa Paulo VI em 3 de outubro de 1976.

domingo, 16 de agosto de 2009

Santo do dia 16 de agosto

São Roque
Roque nasceu em 1295, também conhecido como São Rock e Seemie-Rookie
Provavelmente nasceu em Montpellier, França e todos ficaram estupefactos com o fato dele ter uma cruz vermelha marcada no seu peito. Ele devotou a sua vida a cuidar das vitimas de doenças pestilentas. De acordo com a tradição ele estava numa jornada na Itália, quando na cidade de Aquapendente encontrou quase todos com a praga. Ele curou a todos com apenas um sinal da cruz nos doentes e foi para Modena, Parma e Mantua onde ele repetiu os milagres. Ele passou três anos em Roma rezando na tumba dos apóstolos, e no caminho de casa ele contraiu a praga e não querendo ocupar uma cama no hospital foi para floresta para morrer. Mas um cão o encontrou e levou um pão para ele. No dia seguinte o dono do cão notou que este levava um pão a boca, e o seguiu, e encontrou santo. Roque acabou curado e deixando o seu benfeitor convertido. Ai passou um tempo em Piacenza curando seu povo.
Ao chegar em casa não foi reconhecido e foi preso como espião disfarçado em peregrino. Teria ficado preso por cerca de 5 anos.Um dia apareceu morto na cela e seu primeiro milagre pós morte foi o de curar o seu carcereiro que era manco de nascença e sarou ao tocar com pé em São Roque para se estava dormindo ou morto. Ao ser despido para ser enterrado foi reconhecido pela sua marca de nascença, a cruz no peito.
Sua canonização foi rápida porque no Consilho de Constance a praga ameaçava a cidade e os delegados rapidamente pediram a São Roque sua proteção. A praga cessou e o seu culto foi imediatamente aprovado.
Suas relíquias foram trasladadas para Veneza. Reverenciado como uma proteção contra as pragas e doenças especialmente na França e partes da Itália Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado na companhia de um cão ou como um peregrino com chapéu, capa e botas e as vezes com um bastão.As vezes é mostrado com o cao lambendo as feridas.
Padroeiro das vitimas das pragas e doenças e protetor dos cães.
No Brasil, a principal Igreja consagrada a São Roque, encontra-se na cidade de São Roque, no Estado de São Paulo. Lá se venera uma autêntica relíquia de uma parcela do braço de São Roque.
Sua festa é celebrada no dia 16 de agosto.

sábado, 15 de agosto de 2009

Santo do dia 15 de agosto

São Tarcisio
Segundo a tradição, o adolescente Tarcísio foi martirizado por um grupo de malvados, enquanto ele levava a Eucaristia aos cristãos, nos cárceres. O seu martírio deve ter acontecido dia 6 de agosto do ano 258, depois da Missa celebrada pelo Sumo Pontífice Sisto II, ajudado também por Tarcísio, que exercia o cargo de acólito. A ordem do acólito era reservada aos fiéis que mais de distinguiam pela bondade e pelas virtudes. Este jovem mártir foi incluído no martirológio romano no dia 15 de agosto, e comemorada a morte no cemitério de S. Calisto.
No século passado, São Tarcísio foi escolhido como Patrono dos Coroinhas do SS.mo Sacramento e, neste século, Patrono dos aspirantes menores da Juventude Italiana de Ação Católica.
Segundo o Calendário de S. Basílio, o corpo de Tarcísio foi sepultado no “Cemitério de S.Calisto”, com Papa Estevão. Segundo Rossi e Maruchi, foi transferido para a assim chamada “Cela Tricora”, em um sarcófago junto ao Papa Zefirino. Paolo I (V767), o levou para a Basílica de S. Silvestre, no Capitólio, juntamente com outros corpos dos mártires. Atualmente se encontra na Capela do Anjo da Guarda (antes estava na atual capela de S.Domingos onde se conservava o Santíssimo). Uma relíquia se conserva em um gracioso cofre na Capela do Instituto S. Tarcísio, em Roma, na Via Ápia Antiga, 102.
Quem chega ao interior do cárcere, observa um verdadeiro contraste com aquela algazarra barulhenta da estrada. Ali reina paz, serenidade, alegria e júbilo; os muros de pedra grega ecoam os cantos salmodiantes, entoados por Pancrácio e repetidos de um lugar para outro. Os prisioneiros do camerum respondiam aos irmãos em uma alternativa de versos, tirados dos salmos, que eram naturalmente, sugeridos pela circunstância.
Na vigília do dia em que deviam lutar com as feras, que os dilacerariam, se lhes concedia uma maior liberdade. Era permitido aos amigos das vítimas escolher aqueles que queriam para visitá-los, e os cristãos aproveitavam sabiamente desta permissão, indo à prisão e recomendando-os às orações dos benditos seguidores de Cristo. À tarde, os condenados eram conduzidos à cena livre, isto é a um abundante e até a um suntuoso banquete público. A mesa era circundada por pagãos sempre curiosos para ver como se comportariam e que aspecto assumiriam os combatentes no dia seguinte. Mas não percebiam nos cristãos nem ostentação insolente, nem a amarga prostração dos condenados comuns. Para aqueles comensais, o banquete era um verdadeiro ágape ou festa do amor, já que eles procuravam a verdadeira alegria, e a cena era animada por uma alegre conversão.
Enquanto os perseguidores preparavam o banquete material das suas vítimas, a Mãe Igreja preparava um banquete muito mais lauto para as almas de seus filhos, para enviar à tarde, aos campeões de Cristo, um número de partícula do Pão da Vida, suficiente para animá-los à manhã do dia destinado à luta.
Quando o Pão Consagrado estava pronto, o celebrante se voltava ao altar, onde fora colocado a Vítima Santa, para ver a quem devia melhor confiar. Antes que algum pudesse se oferecer, o jovem acólito Tarcísio (de 12 anos) se ajoelhou em sua frente, com as mãos postas, prontas para receber o Sagrado Depósito. Com o seu semblante inspirando inocência, como aquele de um Anjo, parecia implorar para ser o preferido, ou melhor, quase que pedindo este direito.
- “Tu és muito jovem”, disse o bom celebrante muito admirado.
- “Padre, a minha juventude será a melhor proteção. Oh! Não me negue esta altíssima honra!”. Tinha as lágrimas nos olhos e em sua face era um róseo de modesta emoção, enquanto pronunciava as palavras. Erguia as mãos com tanto fervor e a sua oração era tão cheia de paixão e de coragem que o celebrante não pode resistir. Tomou os Divinos Mistérios, delicadamente envolvidos em um pano de linho e depois enrolou outro pano de linho, depositando entre as suas mãos dizendo:
- “Lembra-te, Tarcísio, este tesouro é confiado aos teus cuidados. Evita os lugares públicos durante o caminho, e recorda-te que as coisas santas não são dadas como alimento aos cães, e que as pérolas não são feitas para os porcos. Cuidarás fielmente os sagrados dons de Deus?”.
- “Morrerei antes que não compra o meu dever” – respondeu o santo jovem, colocando junto a si o alimento divino, e com serena reverência se colocou a caminho para cumprir a sua missão.
Transparecia de seu semblante uma graça não comum aos jovens de sua idade, enquanto enfrentava com passos rápidos pelas estradas, evitando os pontos mais freqüentados e aqueles mais desertos.
Quando estava perto dos portões de um grande palácio, a proprietária, uma rica matrona sem filhos, o viu e ficou fascinada pela sua beleza e pela doçura do seu semblante, enquanto ele se apressava pelo caminho com os braços cruzados.
- “Espere um momento, caro filho, disse, interceptando-lhe os passos – quem és? Diga-me, e quem são os teus pais?”.
- “Meu nome é Tarcisio e sou órfão, respondeu levantando os olhos sorridentes – não tenho casa, a não ser uma que talvez te desagrade em eu dizer”.
- “Então vem repousar na minha casa; tenho muito do que falar. Oh! Se tivesse também um filho como tu!”.
- “Agora não posso, senhora, agora não! Confiaram a mim uma sublime e sacra missão e não posso perder um minuto, antes de tê-la executada”.
- “Então me prometa de vir amanhã. Olha, esta é a minha casa”.
- “Se estiver vivo, virei certamente”, disse o jovem, com um olhar inspirado que parecia lembrar Patrícia, um mensageiro escolhido para das mais altas esferas sociais.
Ela o seguiu um pouco com seu olhar e depois de haver refletido, decidiu segui-lo. Em seguida escutou um grande estrondo interrompido por bandos de insolentes, e ela parou até que ficou tudo em silêncio; depois retomou o seu caminho.
Entretanto, Tarcisio, absorto nos mais altos pensamentos que não fossem a herança de Patrícia, tinha apertado o passo e estava perto de uma praça, onde alguns rapazes estavam jogando, apenas saídos da escola.
- “Falta mesmo um rapaz para o nosso jogo. Onde o encontraremos?”, disse o chefe.
- “Oh! olha que combinação”, exclamou outro – Eis Tarcisio, que não o vemos há muito tempo. Antes era ótimo em toda espécie de jogo. “Vem, Tarcísio”, continuo apertando-lhe o braço - “Aonde vai com tanta pressa? Vem jogar conosco! Seja bom!”.
- “Não posso agora, Petílio; não posso mesmo! Tenho uma grande e importante tarefa a cumprir”.
- “E então virás à força” – disse aquele que havia falado por primeiro; um rapaz grande, estúpido e prepotente, que logo se colocou sobre Tarcísio. “Sabe que não admito réplica quando quero alguma coisa. Venha logo fazer parte do nosso jogo!”.
“Te suplico” – disse o pobre menino, “deixa-me continuar meu caminho!”.
“Nada disso” – rebateu o outro – Mas o que tens aí de tão precioso para levar com tanto cuidado? Será uma carta? Não tem importância se chegar no seu destino, meia hora depois.Dê para mim que guardarei com segurança até que terminemos de jogar”. E estendeu a mão para tirar dele sacro depósito.
- “Não, não” – disse o jovem, elevando os olhos para o céu.
- “Então quero ver de que se trata” – insiste o outro em tom brusco – “quero saber em que consiste este teu precioso segredo” e começou a maltratá-lo. E logo se reuniu um grupo de curiosos, perguntando do que se tratava. Viram Tarcísio que, com os braços cruzados, parecia animado por uma força sobrenatural para poder resistir a um rapaz muito mais alto e maia forte do que ele, o qual queria ver o que Tarcísio levava no peito. Parecia que sua força, seus empurrões, ponta-pé, não produzissem algum efeito. O pobrezinho suportava tudo sem murmurar, sem a mínima tentativa de reação. Mas resistia corajosamente.
- “Mas o que é, de que se trata?”, perguntavam os presentes. Quando, por acaso, si viu passar por ali Fulvio e se ouviu um ajuntamento de curiosos em torno dos dois combatentes. Logo reconheceu Tarcísio, tendo-o visto na festa da administração das Ordens Sacras.
Quando algum do bando vendo-o vestido melhor que os outros, fez a mesma pergunta, respondeu em tom de desprezo, voltando-se a todos:
- “O que é? Não estão vendo? É um burro cristão que leva os Mistérios. Não há necessidade de mais nada”.
Fúlvio, que não queria perder a jogada tão mesquinha, soube bem o efeito que as suas palavras tinham produzido.
A curiosidade pagã de ver desvelados os Mistérios cristãos e a querer conduzir os ultrajes eram fomentados naquelas ações, e agora todos a uma voz pediram a Tarcísio para entregar o que tinha guardado.
- “Nunca, até eu esteja vivo”, foi a única resposta. Um operário lhe deu um tremendo soco, que o estonteou e o sangue começou a correr. Segui uma verdadeira tempestade de pancadas, até que pisado e maltratado, mas com os braços sempre apertando ao peito, o rapaz caiu por terra.
O bando foi contra ele, e houve quem, agarrando-o, estava já para tirar-lhe o tesouro, quando os assaltantes sentiram um empurrão à direita e à esquerda de dois poderosos braços.
Do grupo dos malvados, uns corriam até o final da praça, outros pulavam muros até caírem por terra, e os outros retrocederam na frente de um centurião de forma atlética, que foi a causa de uma rápida mudança da cena. Apenas tinham desocupado o terreno, ele se ajoelhou diante do jovenzinho e com os olhos cheios de lágrimas, levantou o corpo maltratado e desmaiado, com a ternura de uma mãe, e lhe pediu com a voz muito tenra:
- “Te fizeram muito mal, Tarcisio?”.
- “Não pense a mim, Quadrato”, disse o rapaz, abrindo os olhos e sorrindo – “eu carrego os Sagrados Mistério, tome aos teus cuidados”.
O soldado tomou o braço do rapaz com profunda reverência. Era como se levasse não só a doce vítima de um sacrifício jovem e as relíquias de um mártir, mas o mesmo Rei e Senhor dos Mártires e a mesma Divina Vitima da salvação eterna. O rapaz apoiou confiante a cabeça nos ombros do robusto soldado, sem diminuir um só instante o aperto fiel ao tesouro. O soldado não sentia peso algum do duplo fardo bendito.
Ninguém ousou impedir-lhe o passo, até que uma senhora foi ao encontro, olhando maravilhada. Foi bem perto e observou atentamente o rapaz que ele apertava entre os braços.
- “Não é possível! Exclamou aterrorizada – Este é o Tarcísio, o rapaz que vi há pouco, tão belo e gentil? Quem o reduziu a este estado?”.
- “Senhora, disse Quadrato – queriam matá-lo porque era cristão”. A mulher olhou um instante o semblante do jovenzinho, que abriu os olhos, sorriu e expirou. Daquele olhar emanou um raio de fé. E ela se fez logo cristã.
O venerável Dionísio, com os olhos velados de lágrimas, removeu as mãos do jovem e tirou o Santo dos Santos. Parecia a ele que agora Tarcísio se assemelhasse mais a um anjo, dormindo o sono dos mártires, não como antes, quando estava ainda vivo. Quadrato mesmo levou seu corpo mortal ao cemitério de Calisto, onde a vítima foi sepultada entre a admiração dos seus companheiros de fé mais velhos do que ele. Depois o S. Papa Damaso compôs uma inscrição:
"Enquanto um criminoso grupo de fanáticos se atirava sobre Tarcisio que levava a Eucaristia, o jovem preferiu perder a vida antes que deixar aos raivosos o Corpo de Cristo, para profaná-la."

A notícia de tudo o que aconteceu chegou aos prisioneiros somente depois do banquete.
Talvez o medo de serem privados do alimento espiritual que lhes daria força, foi o único motivo de perturbação, mesmo se leve, da serenidade deles. Naquele instante entrou Sebastião e se deu por conta que uma desagradável notícia havia chegado aos cristãos e percebeu do que se tratasse. Infundiu então coragem aqueles seguidores de Cristo. “E assegurou-lhes que não seriam privados do alimento suspirado”.

A sua festa é celebrada do dia 15 de agosto.

Ele foi enterrado no cemitério de Callixtus e suas relíquias foram reclamadas por São Silvestre. Mais tarde as relíquias do santo foram trasladadas para a Capela de Ângelo Custode em São Domenico Maggiore di Napoli, por ordem do Papa Inocêncio X, durante a guerra de 1646.Alem disto existe uma relíquia do santo na Capela do Instituto S Tarcísio em Roma, Via Appia Antica, 102.


sexta-feira, 14 de agosto de 2009


São Maximiliano Kolbe

Nasceu em Zdunska-Wola perto de Lodz, Polônia em 1894.
Entrou para a ordem dos Franciscanos e tomou os seus votos temporários em 1911. Em 1917, um ano antes de sua ordenação para o sacerdócio, Maximiliano fundou a Milícia de Maria Imaculada, em Roma, para aperfeiçoar a devoção a Virgem Maria. Em 1941, Maximiliano foi preso pela Gestapo, quando os nazistas invadiram a Polônia e foi enviado para o campo de concentração de Auschwitz.
Em agosto de 1941, ele se ofereceu para tomar o lugar de um prisioneiro casado e que tinha uma família, que seria punido como exemplo retaliatório no campo. Dez prisioneiros foram executados porque um havia escapado. Maximiliano foi voluntário para morrer em lugar o prisioneiro casado.
Mas em vez de mata-lo, os guardas da SS o torturam. Após longos e terríveis sofrimentos, que ele suportou com equanimidade e preocupação pelos colegas prisioneiros, foi lhe dado uma injeção de acido pelos guardas da SS, que terminou com o seu martírio.
Foi beatificado em 1971 e canonizado pelo Papa João Paulo II em 1982.
Sua festa é celebrada em 14 de agosto.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gifs by Oriza - Lindos gifs, poemas, mensagens, recadinhos, scraps

Santo do dia 13 de agosto


São Hipólito

Mártir em Roma. Concórdia e Hipólito foram martirizados em Roma em 235 DC. Ele é uma figura controvertida visto que censurou o Papa Callistus I ( 217-222). Hipólitus foi morto na Sardenha quando lá estava e seus escritos são considerados muitos importantes tais como “Uma Refutação de Todas as Heresias” , “Canção das Canções” e “O Apostólico”.
Concórdia foi martirizada em Roma provavelmente no Coliseu em 235 DC, quando recusou-se a renegar sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos.

Sua festa é celebrada no dia 13 de agosto.

Tortura e martírio

A tortura era feita para que o cristão concordasse em renegar publicamente a sua fé e a oferecer sacrifícios aos deuses romanos e as vezes eram feitas as escondidas em calabouços. Em geral as torturas eram suplícios terríveis, mas feitas de modo a não matar o torturado, e se ele cedesse era libertado e retornava para casa. O martírio era um castigo, uma condenação, com sentença proferida pelo magistrado encarregado do julgamento, e era as claras, em público,brutal, feito para matar e em geral terminava com os condenados sendo queimados, ou esquartejados, desmembrados ou atirados as feras.
Em alguns casos, quando o condenado era figura importante ou soldado, tinham o privilégio de morrer degolado pela espada ou machado. O martírio era documentado nos chamado “Atos de Martírio” e eram publicados na cidade onde ele ocorria, e arquivados na biblioteca em Roma.
Segundo os martirologistas, somente uma pessoa santa e fé inabalável, poderia resistir ao martírio. Por isto os mártires da época com “Atos de Martírio” autênticos, são considerados santos sem passar todo o longo processo de beatificação e canonização.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Ó Santa Paulina, Vos que puseste toda a confiança não Pai e em Jesus e que, Inspirada por Maria, Vos decidistes ajudar o povo sofrido, nós Vos confiamos uma Igreja que tanto amais, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o Povo de Deus. (fazer o pedido). Santa Paulina, intercedei por nós junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de trabalhar para um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.(Pai Nosso, Ave-Maria, Glória, Ladainha de Santa Paulina)Santa Paulina, Rogai por nós!

Santo do dia 12 de agosto

São Polcaro

Conhecido também com Porcaro e Porcarius

Era Abade do Monasterio Beneditino fundado por São Honorato de Arles na ilha de Lerins, Provence, França. Ele chefiava cerca de 500 monges. Passava parte de sua vida em contemplação, mas muitos homens e mulheres do continente vinham até a ilha em busca de seus conselhos. Avisado em uma visão que o monastério seria atacado ele levou dúzias de estudantes, monges e jovens irmãos para o continente de barco, ficando para traz apenas ele e 4 monges. Dias depois os Sarracenos atacaram o monastério e São Polcaro foi martirizado para renegar a sua fé, e como recusasse foi decapitado. Os restantes monges foram levados como escravos.
Isto aconteceu no ano de 732 DC.
Mais tarde suas relíquias foram recuperadas e seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditado as sua intercessão.

A festa de São Polcaro é celebrada no dia 12 de agosto.

Curiosidades:
No Brasil a família Polcaro e Porcaro é enorme e tem muitos descendentes e ascendentes. Existe um ancestral na Itália chamado Bernardo Polcaro que era casado com Mariana Fittipaldi, tetravó do nosso corredor de mesmo nome e ela seria de origem Sérvia de Kosovo.Na cidade de Piumhi, no Oeste de Minas Gerais, existem descendentes desta família, tal como Bernardino Polcaro (cujo pai Domingos Polcaro era italiano da zona, na época, contestada no limite da Iugoslávia). Bernardino Polcaro foi durante anos, no século passado, um dedicado e notável dirigente da Sociedade São Vicente de Paulo daquela cidade.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Santo do dia 11 de agosto

Santa Clara de Assis

Fundadora da Segunda Ordem das Franciscanas, as Clarissas Pobres, mística e padroeira da televisão.Nasceu na Itália em 11 de julho de 1194 de um nobre chamado Faverone Offreducio Ortolanadi Fiumi. Impressionada com os sermões de São Francisco de Assis durante a quaresma de 1212, ela entrou para um convento beneditino e recebeu o habito das mãos de São Francisco de Assis no Domingo de Ramos. Ela ficou no convento beneditino perto de Bastia onde foi acompanhada de sua irmã Agnes. Em 1215,Clara moveu-se para uma casa ao lado da igreja de São Damiano e tornou-se superiora da comunidade cada vez maior e lá ficou por 40 anos. Ela fundou então a Ordem da Clarissas Pobres, e ela foi acompanhada por sua mãe, sua irmã Beatriz e três membros da família Ubaldini de Florença.O Papa Inocêncio III ( 1198-1216) deu a elas a regra da pobreza absoluta, uma regra mantida por Clara nos anos seguintes. Outros conventos foram fundados e a Ordem floresceu por toda a Itália. Santa Clara era visitada por membros do alto clero e oficiais seculares por causa da sua sabedoria. Antes dela falecer já haviam conventos da Ordem por toda a Itália, França e Alemanha. Santa Clara fez vários milagres inclusive salvando a cidade de Assis do exército do Imperador Frederico II (1220-1250). Ela defendeu seu convento dirigindo milhões de cigarras (insetos) contra os Sarracenos. Quando estava no final de sua vida ela teve uma visão da Missa de sua cama. Por causa deste seu poder místico ela é considerada a padroeira da moderna televisão.Ela morreu em 11 de agosto e foi canonizada dois anos mais tarde em 1255.Clara é padroeira da cidade de Assisi, dos cegos, das lavadeiras e dos vidraceiros e pintores em vidros. Suas relíquias estão na Igreja de Santa Clara em Assis desde 1260. Na arte litúrgica católica ela é mostrada como uma Irmã Clarissa Pobre, as vezes carregando algumas cigarras.
Sua festa é celebrada do dia 11 de agosto.Cumpre notar que em 23 de setembro se celebra o encontro de seu corpo e em 3 de outubro as Irmãs Clarissas Pobres celebram o traslado para a sua Basílica em Assisi.

Homenagem




Pai......
Ao seu coração....
Á sua sensibilidade....
Á sua disponibilidade em dar....
Á sua crença em construir....
Senhor! Abençoa os pais do mundo.
Todos eles precisam de proteção,
pois a missão é idêntica para todos.
Há muito a fazer. O caminho é difícil, a jornada é longa.
E muitas vezes há hesitação....
Há pressa....
Há incompreensão....
Há desespero....
Senhor! Abençoa todos aqueles que tem a tarefa de educar os filhos.
Dá-lhes alegria e fé, para que possam ser aqueles amigos que a juventude espera.
Capazes de ouvir seus anseios com amor.
Capazes de aprender a mensagem de seus corações.
Capazes de orientar sua inteligência.
Senhor, que todos os pais do mundo saibam ser verdadeiramente pais, amando, compreendendo e perdoando, para que assim possa estar á altura da missão que Tu mesmo colocasse em suas mãos.
Que todos os pais do mundo sejam abençoados.

FELIZ DIA DOS PAIS!!!

Santo do dia - Mês de Agosto

Veja abaixo o Santo do dia em que você nasceu

01 Afonso Maria de Ligório, Rubens, Esperança, Caridade, Sofia
02 Euzébio de Vercelli, Máximo,Teodata, Alfreda, Pedro Julião Eymar
03 Nicodemus, Gamaliel, Germano de Auxerre,Gustavo, Lídia, Cira, Hermeto
04 João Maria Vianney (Cura dÁrs), Lugaido, Ariastaco, Tertuliano, Iá,Violeta,
05 Cassiano, Emídio, Osvaldo, Nona
06 Hormidas,Felicíssimo, Agapito, Magno, Berta, Justo e Pastor
07 Caetano, Alberto, Jordan,Vitrício,Sisto II
08 Domingo de Gusmão, Emiliano, Esmeraldo, Miro
09 Romão, Rústico, Maurílio, Secundino, Edith Stein,Veriano,Tereza Benedita da Cruz
10 Filomena, Lourenço, Deusdedith, Mercês, Paula, Austéria, Ágata
11 Clara de Assis, Alexandre de Comana, Susana, Lélia, Tiburcio, Agilberta,
12 Herculano, Graciano, Anacleto, Polcaro, Felicissima,
13 Ponciano, Hipólito, Helena, Cassiano, Concordia
14 Maximiliano Maria Kolbe, Eberaldo, Calixto, Demétrio, Atanásia
15 Tarcício, Alípio, Jacinto
16 Roque, Estêvão I da Hungria, Alsácio, Diomedes, Serena
17 Mamede, Jacinto, Meneses, Beatriz da Silva
18 Helena, Lauro, Angelo dÁgostini, Polieno, Agapito
19 João Eudes, Júlio, Mariano, Luís de Tolouse
20 Bernardo Claraval, Leovegildo, Samuel, Felisberto
21 Humbelina, Fidel, Ciríaca, Bonoso, Pio X
22 Felipe Benízi, Fabriciano, Timóteo, Sinfronio
23 Rosa de Lima, Zaqueu, Tiago Bevagna,Ovídio
24 Bartolomeu (Nathanael)apóstolo, Emília, Maria Micaela, Patricio, Aurea
25 Gerôncio, José de Calazans, Patrícia, Lucíola, Luiz de França
26 Tereza de Jesus Jornet Ibars, Alexandre, Joana, Isabel Richier, Zeferino, Irineu, Severino
27 Mônica, Antusa Menor, Licínio, Eutália
28 Agostinho de Hippo, Viviano, Clemente
29 Sabina, Candida, Nicéias, Hipácio
30 Fiacre, Felix, Adauto, Faustina, Ingrid,
31 Ramon, Raimundo Nonato, Amado, Aristides

Dia 29 : dia do martírio de João Batista
Dia 15 : Assunção da Virgem
Dia 22: Nossa Senhora Rainha

terça-feira, 4 de agosto de 2009

LUZ DIVINA UMA NOVA OPÇÃO EM SALESÓPOLIS E REGIÃO

Padre Rosalvo abençoou as instalações



A Loja Luz Divina iniciou suas atividades em nossa cidade no ramo de comércio de artigos religiosos, localizada na Praça da Matriz é o local ideal para você adquirir produtos Canção Nova, terços, imagens, escapulários, novenas, quadros, lembranças e muito mais. No detalhe das fotos o dia da inauguração com as bênçãos do Pároco Pe Rosalvo. É uma loja muito simpática, por sinal. Vale a pena conferir! (publicado no blog http://matrizsaojose.blogspot.com/)